Garmin Autoland pousa King Air N479BR e nova versão diz que pilotos estavam conscientes

Jota

29 de dezembro de 2025

Aviao-King-Air-B200-pousa-sozinho-apos-emergencia-a-bordo_Imagem-Adam-Lendi

A Buffalo River Aviation divulgou novos detalhes sobre o incidente de 20 de dezembro de 2025, no pouso com Autoland no King Air, que envolveu a ativação completa do sistema Emergency Autoland da Garmin em um Beechcraft King Air B200, matrícula N479BR. A atualização muda o ponto central do caso, porque a empresa afirma que os pilotos não estavam incapacitados.

Aviao-King-Air-B200-pousa-sozinho-apos-emergencia-a-bordo_Imagem-Adam-Lendi
Aviao-King-Air-B200-pousa-sozinho-apos-emergencia-a-bordo_Imagem-Adam-Lendi

No primeiro momento, parte da imprensa e inclusive o site AeroJota, tratou o episódio como um pouso causado por “pilot incapacitation”. No entanto, a Buffalo River afirma que os pilotos seguiram conscientes e tomaram decisões de forma deliberada. Além disso, a empresa explica que a confusão começou por causa das mensagens automatizadas do próprio sistema, que avisam ao ATC que o piloto não está mais no comando.

O que aconteceu após a decolagem em Aspen

Segundo a companhia, o King Air decolou de Aspen e, logo depois, sofreu uma despressurização rápida e não comandada. Por isso, os dois pilotos colocaram as máscaras de oxigênio. Em seguida, o modo de descida de emergência e o Autoland foram acionados automaticamente, como previsto quando a altitude de cabine ultrapassa níveis seguros.

Por que o Autoland permaneceu ligado até o pouso

Após o acionamento, os pilotos optaram por manter o Autoland engajado. A empresa diz que eles adotaram uma postura conservadora diante de condições adversas. Entre os fatores citados estão meteorologia difícil, terreno montanhoso e formação de gelo. Ainda assim, os pilotos monitoraram todo o processo e permaneceram prontos para retomar o controle, se fosse necessário.

O sistema conduziu a aeronave até o Aeroporto Rocky Mountain Metropolitan, na região de Denver, e completou o pouso por volta das 14h20 no horário local. Com isso, o pouso com Autoland no King Air ganhou repercussão porque marca a primeira utilização completa do Emergency Autoland em uma emergência real, fora de testes e demonstrações.

A FAA investiga o incidente. Até agora, a agência comunicou apenas que houve perda de comunicação com o controle de tráfego aéreo durante o voo. Portanto, um relatório deverá indicar com precisão o que aconteceu a bordo naquele dia, além de esclarecer as etapas do acionamento e do acompanhamento do sistema.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!