INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Caça bombardeio F-35B britânico faz pouso de emergência no Japão e gera alerta

Na manhã de 10 de agosto de 2025, um caça bombardeio F-35B Lightning II da Força Aérea Real Britânica precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Kagoshima, no sudoeste do Japão. O piloto relatou um possível problema técnico durante o voo, enquanto operava a partir do porta-aviões HMS Prince of Wales.

A aterrissagem ocorreu por volta das 11h30, no horário local, e foi concluída com segurança. Logo após o pouso, a aeronave seguiu para a pista de táxi para inspeção. Dessa forma, a pista principal permaneceu fechada por cerca de 20 minutos, causando atrasos em seis voos comerciais. Apesar do transtorno, não houve feridos e o tráfego foi normalizado rapidamente.

Caça Bombardeio F-35B Britanico faz pouso de emergência no Japão
Caça Bombardeio F-35B Britanico faz pouso de emergência no Japão

O Ministério da Defesa do Japão informou que o caça integra o grupo de ataque do HMS Prince of Wales. A embarcação está destacada no Pacífico Ocidental para a Operação Highmast, que envolve exercícios conjuntos com as Forças de Autodefesa do Japão, a Marinha dos Estados Unidos e outros aliados regionais. As atividades devem prosseguir até 12 de agosto.

Além disso, o incidente também recebeu cobertura crítica de mídias estatais chinesas e russas, que aproveitaram o episódio para questionar a confiabilidade do F‑35B em missões de longa duração 

O pouso de emergência acontece menos de dois meses após um incidente semelhante envolvendo outro F-35B britânico. Em junho, uma aeronave precisou pousar na cidade de Kerala, na Índia, devido a uma falha hidráulica. O caça ficou no solo por mais de um mês. Com isso, aumentaram as preocupações sobre a prontidão da frota britânica, especialmente em operações distantes de bases no Reino Unido.

Relatórios do National Audit Office (NAO) mostram que a frota britânica de F-35B atinge apenas um terço das metas de capacidade plena de missão do Ministério da Defesa. A taxa de disponibilidade fica em torno de 50%, bem abaixo do esperado. Essa limitação decorre da escassez de peças de reposição, da falta de engenheiros e pilotos qualificados e de problemas de corrosão associados às operações navais.

Além disso, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirma que a questão é global. No ano fiscal de 2023, a disponibilidade média da frota F-35 foi de 51%, distante da meta de 65%. Entre as principais causas estão falhas de software, dificuldades logísticas e prazos longos para a conclusão de reparos.

O F-35B é a versão de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) do programa Joint Strike Fighter, desenvolvido pela Lockheed Martin. O projeto permite operar a partir de porta-aviões e navios de assalto anfíbio, integrando tecnologia furtiva, fusão de sensores e capacidade de guerra em rede.

No entanto, apesar dessas capacidades avançadas, a aeronave apresenta alta complexidade técnica e custos elevados de manutenção. Com dois incidentes em menos de 60 dias no Indico-Pacífico, cresce a pressão para que o Reino Unido assegure a plena prontidão de seu principal caça de combate.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.