Categories: Notícias

Pouso de King Air no Aerodromo de Parati-RJ / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Pousando em Parati-RJ – Voando para o Perigo?.

O programa Fantástico da Rede Globo de Televisão fez uma simulação do voo do King Air-EUA que se chocou no mar nas proximidades do aeroporto de Parati-RJ tendo a bordo o ministro Teori Zavascki do STF.

Acompanhei e observei inúmeros equívocos na perna executada.

1- O avião usado para o simulador das condições, não voava nas mesmas situações nem de temperatura, nem de pressão barométrica e muito menos das condições climáticas do dia do acidente;

2- A aeronave não fez o mesmo trajeto que o avião acidentado executou, deveria ter feito a primeira aproximação, arremetido e ter seguido o mesmo circuito e tentar a segunda aproximação como fez o piloto naquele dia fatal;

3- O circuito realizado foi totalmente distinto do real, não acrescentou nada, apenas deixou alguns mais confusos;

4- A repórter Sonia Bridi, conversando com alguns especialistas, encerrou a matéria dizendo que o comandante era um ótimo piloto, voava sempre aquela rota e até ensinava muitos aviadores a pousar em Parati e que se tivesse dois pilotos em comando poderia ter melhor sorte;

5- Convenhamos, os melhores nadadores são os que morrem afogados; tem-se inúmeros casos na literatura;

6- O fato de se voar os mesmos trechos sempre é que deixam os aviadores mais acomodados, não foi essa a situação daquele triste dia, mas com as condições climáticas sofríveis no momento, o certo era retornar para o Rio de Janeiro ou mesmo São Paulo. Lógico que se tivesse um copiloto, que voasse com ele constantemente nesse modelo de avião, uma boa conversa de cabine poderia ter tomado outro destino;

7- A verdade é que essa aeronave é rápida, a cabine estava contaminada, o comandante tinha que executar várias atividades simultaneamente, o tempo no local muda a cada dez minutos, o aeroporto de Parati não tem as mínimas condições de auxílio aos pilotos que lá se aproximam para pouso, e é sempre um voo de risco, mesmo em dias com bom tempo;

8- Mesmo autorizado pelo fabricante nos EUA a voar single, isso deveria ser revisto pelas autoridades aeronáuticas brasileiras, pois o avião é muito arisco;

9- O Beechecraft King Air é um dos melhores aviões do mundo, só cai por revisão mal realizada, linha de transmissão de combustível obstruída, combustível batizado, ausência de combustível e desorientação espacial;

10- Qualquer aeronave só voa bem se estiver 100%.

PS1: Lógico que não devemos culpar quem perdeu a vida no acidente, pois não pode se defender, apenas inseri alguns comentários!

PS3: Fique vivo, voe padrão comandante!

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

1 dia ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

6 dias ago