Helicóptero da Band faz pouso de emergência em Guarulhos

Jota

30 de dezembro de 2025

Helicoptero-da-Band-faz-pouso-de-emergencia_Imagem-Internet

O pouso forçado helicóptero da Band em Guarulhos ocorreu no fim da tarde de segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, envolvendo uma aeronave do jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão, na região de Guarulhos (SP). A aeronave é um Robinson R44, de matrícula PP-BAN, utilizado na cobertura jornalística aérea da emissora.

Helicoptero-da-Band-faz-pouso-de-emergencia_Imagem-Internet
Helicoptero-da-Band-faz-pouso-de-emergencia_Imagem-Internet

No momento da ocorrência, o helicóptero realizava cobertura jornalística sobre as fortes chuvas e ventos que atingiam São Paulo e a Grande São Paulo. Em seguida, a aeronave apresentou pane, e o piloto iniciou o procedimento de emergência.

Segundo relatos divulgados na imprensa, houve perda de potência, o que levou à decisão por um pouso forçado em área disponível. Assim, a tripulação priorizou a segurança e buscou um local adequado para a manobra.

Pouso aconteceu em pátio de transportadora perto da Via Dutra

O pouso ocorreu no pátio de uma empresa transportadora localizada na Avenida Educador Paulo Freire, em área próxima à Rodovia Presidente Dutra, na divisa com a capital paulista.

Apesar do desfecho sem fatalidades, imagens publicadas após o incidente mostram a aeronave com pesados danos após a manobra de emergência.

Cmte Valdo pilotava e Julio Bailarino estava a bordo

A aeronave era pilotada pelo Cmte Valdo. Além disso, estava a bordo o repórter cinegrafista Julio Bailarino, que acompanhava a operação de jornalismo aéreo.

Conforme as informações divulgadas, ambos sobreviveram ao pouso forçado. No entanto, a tripulação precisou de atendimento médico, devido a dores e lesões relatadas após o impacto.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e isolar a área. Em paralelo, um helicóptero Águia da Polícia Militar seguiu para o local para apoiar o atendimento.

Segundo a cobertura publicada, o repórter cinegrafista apresentou dores de cabeça e lesão na coluna, e o Águia realizou o transporte médico. Já o piloto também passou por avaliação e relatou dores na coluna, embora tenha saído consciente após o pouso.

Ainda segundo as informações divulgadas, as equipes encaminharam os dois tripulantes para atendimento hospitalar, com o cinegrafista levado pelo Águia e o piloto por resgate em solo.

Emissora afirma manutenção em dia e caso deve ser apurado

A Band informou que a aeronave estava com manutenção e certificações em dia e que prestou apoio à equipe envolvida. Além disso, a ocorrência deve passar por apuração técnica, como ocorre em eventos aeronáuticos dessa natureza. O SERIPA IV – Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos -, deve iniciar as investigações.

Por fim, o caso chamou atenção por envolver um helicóptero de jornalismo operando em ambiente urbano e sob meteorologia adversa. Ainda assim, a decisão de pouso forçado evitou um cenário mais grave em uma região movimentada da Grande São Paulo.

Helicoptero-da-Band-faz-pouso-de-emergencia_Imagem-Internet
Helicoptero-da-Band-faz-pouso-de-emergencia_Imagem-Internet

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!