Capitão, não vai dar mais para segurar. Tô muito apertado!
Pouso técnico
Tentei puxar ao máximo pela memória, mas não consigo lembrar onde foi. Essa é uma história baseada em fato real.
O Tucaninho é bem restrito em termos de espaço. Não tem algumas “facilidades”, digamos assim.
Daí o mecânico que estava no posto traseiro me chama pelo interfone:
– Capitão, não vai dar mais pra segurar. Tô muito apertado!
Parece que ele não poderia ter falado em melhor momento. Olhei na carta WAC e tinha um aeroporto de uma cidadezinha do interior de SP na medida certinha pra descer rápido e pousar.
– Guenta firme! Tem uma pista aí na frente.
E na sequência:
– Centro, o Fumaça 03 vai fazer um pouso técnico em XXXX.
– Pouso técnico? Confirme se está em emergência e a natureza da emergência.
– Pouso técnico de natureza fisiológica.
– Ciente.
– Depois do pouso, posso retomar o voo pra Pirassununga no mesmo Plano de Voo?
– Afirmativo.
Voei direto pra pouso, evitando turbulência e sem puxar G.
Taxiei sem perder tempo e parei perto da pequena estação de passageiros.
Coloquei o motor do Tucano em passo bandeira e, antes do corte, a capota se abriu e o mecânico já estava fora no avião caminhando pelo pátio num passo que eu definiria como uma mistura de rápido e contido.
Não sei se vc já passou por algo assim, ou se já usou o termo “pouso técnico de natureza fisiológica”, mas resolveu.
Foi assim que a gente teve a oportunidade de fazer um pouso intermediário não previsto e seguir o voo.
Que bom que o Controlador de Voo entendeu a natureza da emergência e quebrou o galho.
Bons voos pra gente!
Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico á frente!
Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR