INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Pouso Técnico / Piloto Ruy Flemming

Capitão, não vai dar mais para segurar. Tô muito apertado!

Pouso técnico

Tentei puxar ao máximo pela memória, mas não consigo lembrar onde foi. Essa é uma história baseada em fato real.

O Tucaninho é bem restrito em termos de espaço. Não tem algumas “facilidades”, digamos assim.

Daí o mecânico que estava no posto traseiro me chama pelo interfone:

– Capitão, não vai dar mais pra segurar. Tô muito apertado!

Parece que ele não poderia ter falado em melhor momento. Olhei na carta WAC e tinha um aeroporto de uma cidadezinha do interior de SP na medida certinha pra descer rápido e pousar.

– Guenta firme! Tem uma pista aí na frente.

E na sequência:

– Centro, o Fumaça 03 vai fazer um pouso técnico em XXXX.

– Pouso técnico? Confirme se está em emergência e a natureza da emergência.

– Pouso técnico de natureza fisiológica.

– Ciente.

– Depois do pouso, posso retomar o voo pra Pirassununga no mesmo Plano de Voo?

– Afirmativo.

Voei direto pra pouso, evitando turbulência e sem puxar G.

Taxiei sem perder tempo e parei perto da pequena estação de passageiros.

Coloquei o motor do Tucano em passo bandeira e, antes do corte, a capota se abriu e o mecânico já estava fora no avião caminhando pelo pátio num passo que eu definiria como uma mistura de rápido e contido.

Não sei se vc já passou por algo assim, ou se já usou o termo “pouso técnico de natureza fisiológica”, mas resolveu.

Foi assim que a gente teve a oportunidade de fazer um pouso intermediário não previsto e seguir o voo.

Que bom que o Controlador de Voo entendeu a natureza da emergência e quebrou o galho.

Bons voos pra gente!

Flemming 

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.