Categories: Notícias

Pouso Técnico / Piloto Ruy Flemming

Capitão, não vai dar mais para segurar. Tô muito apertado!

Pouso técnico

Tentei puxar ao máximo pela memória, mas não consigo lembrar onde foi. Essa é uma história baseada em fato real.

O Tucaninho é bem restrito em termos de espaço. Não tem algumas “facilidades”, digamos assim.

Daí o mecânico que estava no posto traseiro me chama pelo interfone:

– Capitão, não vai dar mais pra segurar. Tô muito apertado!

Parece que ele não poderia ter falado em melhor momento. Olhei na carta WAC e tinha um aeroporto de uma cidadezinha do interior de SP na medida certinha pra descer rápido e pousar.

– Guenta firme! Tem uma pista aí na frente.

E na sequência:

– Centro, o Fumaça 03 vai fazer um pouso técnico em XXXX.

– Pouso técnico? Confirme se está em emergência e a natureza da emergência.

– Pouso técnico de natureza fisiológica.

– Ciente.

– Depois do pouso, posso retomar o voo pra Pirassununga no mesmo Plano de Voo?

– Afirmativo.

Voei direto pra pouso, evitando turbulência e sem puxar G.

Taxiei sem perder tempo e parei perto da pequena estação de passageiros.

Coloquei o motor do Tucano em passo bandeira e, antes do corte, a capota se abriu e o mecânico já estava fora no avião caminhando pelo pátio num passo que eu definiria como uma mistura de rápido e contido.

Não sei se vc já passou por algo assim, ou se já usou o termo “pouso técnico de natureza fisiológica”, mas resolveu.

Foi assim que a gente teve a oportunidade de fazer um pouso intermediário não previsto e seguir o voo.

Que bom que o Controlador de Voo entendeu a natureza da emergência e quebrou o galho.

Bons voos pra gente!

Flemming 

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

LATAM Realiza Voo Extra para Resgatar Passageiros Retidos em Fernando de Noronha

Após a suspensão da Voepass pela Anac, Airbus A319 pousará na ilha para transportar mais…

26 minutos ago

Voepass Recolhe Frota de Aviões para Ribeirão Preto

Aeronaves da Voepass são recolhidas para Ribeirão Preto após suspensão da ANAC

16 horas ago

Azul Suspende Operações em Nove Cidades Brasileiras a Partir de 10 de março. Reorganização ou Crise no setor?.

Decisão afeta cidades de oito estados e inclui mudanças em rotas e frota da companhia.

19 horas ago

ANAC suspende operações de Voepass: o que isso significa para os passageiros?

ANAC Emite Orientações aos Passageiros Afetados com a Suspensão dos Voos da Voepass

21 horas ago

Voepass Discorda da Suspensão pela ANAC e Diz Cumprir Todos os Requisitos de Segurança

Após Emitir Nota, a Voepass Reafirma Seu Compromisso com a Segurança Aérea e Rebate a…

22 horas ago

LATAM orienta passageiros afetados após suspensão das Operações Aéreas da Voepass pela ANAC

LATAM Dá Suporte a Passageiros Afetados, Após Suspensão Cautelar da Voepass

23 horas ago