Categories: Notícias

Pouso Técnico / Piloto Ruy Flemming

Capitão, não vai dar mais para segurar. Tô muito apertado!

Pouso técnico

Tentei puxar ao máximo pela memória, mas não consigo lembrar onde foi. Essa é uma história baseada em fato real.

O Tucaninho é bem restrito em termos de espaço. Não tem algumas “facilidades”, digamos assim.

Daí o mecânico que estava no posto traseiro me chama pelo interfone:

– Capitão, não vai dar mais pra segurar. Tô muito apertado!

Parece que ele não poderia ter falado em melhor momento. Olhei na carta WAC e tinha um aeroporto de uma cidadezinha do interior de SP na medida certinha pra descer rápido e pousar.

– Guenta firme! Tem uma pista aí na frente.

E na sequência:

– Centro, o Fumaça 03 vai fazer um pouso técnico em XXXX.

– Pouso técnico? Confirme se está em emergência e a natureza da emergência.

– Pouso técnico de natureza fisiológica.

– Ciente.

– Depois do pouso, posso retomar o voo pra Pirassununga no mesmo Plano de Voo?

– Afirmativo.

Voei direto pra pouso, evitando turbulência e sem puxar G.

Taxiei sem perder tempo e parei perto da pequena estação de passageiros.

Coloquei o motor do Tucano em passo bandeira e, antes do corte, a capota se abriu e o mecânico já estava fora no avião caminhando pelo pátio num passo que eu definiria como uma mistura de rápido e contido.

Não sei se vc já passou por algo assim, ou se já usou o termo “pouso técnico de natureza fisiológica”, mas resolveu.

Foi assim que a gente teve a oportunidade de fazer um pouso intermediário não previsto e seguir o voo.

Que bom que o Controlador de Voo entendeu a natureza da emergência e quebrou o galho.

Bons voos pra gente!

Flemming 

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

Aeroporto Metropolitano do Guarujá, está com a pista pronta.

Pista do Aeroporto Metropolitano do Guarujá é finalizada e obras do terminal já começaram, aproximando…

15 horas ago

Slots da Voepass em Congonhas podem ser redistribuídos

Aeronáutica sugere que os slots da Voepass em Congonhas, atualmente inativos, sejam redistribuídos entre GOL,…

18 horas ago

Nevoeiro em São Paulo afeta voos no Aeroporto de Congonhas

Nevoeiro em São Paulo atinge apenas a Zona Sul e causa redirecionamentos e cancelamentos de…

19 horas ago

27 ABR 2025 – Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola do Brasil – Novo Hamburgo-RS

Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…

1 dia ago

Veteranos da Aviação Agrícola se reúnem no Aeroclube de Novo Hamburgo-RS

Encontro dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…

1 dia ago

Voo inaugural do Fairchild PT-19 do Aeroclube de Garibaldi

Fairchild PT-19 restaurado pelo Aeroclube de Garibaldi fará voo inaugural em 17 de maio de…

1 dia ago