Categories: Notícias

Pouso Técnico / Piloto Ruy Flemming

Capitão, não vai dar mais para segurar. Tô muito apertado!

Pouso técnico

Tentei puxar ao máximo pela memória, mas não consigo lembrar onde foi. Essa é uma história baseada em fato real.

O Tucaninho é bem restrito em termos de espaço. Não tem algumas “facilidades”, digamos assim.

Daí o mecânico que estava no posto traseiro me chama pelo interfone:

– Capitão, não vai dar mais pra segurar. Tô muito apertado!

Parece que ele não poderia ter falado em melhor momento. Olhei na carta WAC e tinha um aeroporto de uma cidadezinha do interior de SP na medida certinha pra descer rápido e pousar.

– Guenta firme! Tem uma pista aí na frente.

E na sequência:

– Centro, o Fumaça 03 vai fazer um pouso técnico em XXXX.

– Pouso técnico? Confirme se está em emergência e a natureza da emergência.

– Pouso técnico de natureza fisiológica.

– Ciente.

– Depois do pouso, posso retomar o voo pra Pirassununga no mesmo Plano de Voo?

– Afirmativo.

Voei direto pra pouso, evitando turbulência e sem puxar G.

Taxiei sem perder tempo e parei perto da pequena estação de passageiros.

Coloquei o motor do Tucano em passo bandeira e, antes do corte, a capota se abriu e o mecânico já estava fora no avião caminhando pelo pátio num passo que eu definiria como uma mistura de rápido e contido.

Não sei se vc já passou por algo assim, ou se já usou o termo “pouso técnico de natureza fisiológica”, mas resolveu.

Foi assim que a gente teve a oportunidade de fazer um pouso intermediário não previsto e seguir o voo.

Que bom que o Controlador de Voo entendeu a natureza da emergência e quebrou o galho.

Bons voos pra gente!

Flemming 

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

ANAC suspende voos dos Correios

Medida afeta a Rede Postal Noturna e compromete entregas expressas em todo o Brasil

4 horas ago

Azul foca em reestruturação e deixa fusão com Gol em segundo plano

Reestruturação financeira da Azul ganha prioridade em meio ao acordo com a Gol

6 horas ago

Pilota relata falha no trem de pouso durante voo com Lívia Andrade

Incidente ocorreu ao chegar em São Paulo; manobra de emergência garantiu pouso seguro

7 horas ago

Visita ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça: Bastidores e curiosidades

Primeiro Grupo de Aviação de Caça: Bastidores e curiosidades dessa unidade histórica

7 horas ago

Avião que transportava Rionegro & Solimões faz pouso forçado em Franca

Incidente ocorreu após estouro de pneu durante a decolagem

19 horas ago