Paraná tem a primeira mulher piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros

Jota

30 de setembro de 2025

Primeira mulher piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros do Paraná_Crédito da Foto Ricardo Ribeiro_AEN

A chegada do helicóptero Arcanjo 01 não apenas reforçou a frota do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), como também marcou um capítulo histórico. Isso porque, junto da aeronave, veio a conquista da capitã Keyla Karas, a primeira mulher piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros do Paraná.

A oficial passou a integrar, em 2025, a recém-criada Unidade Aérea da corporação. Essa equipe é formada por três pilotos e um operador aerotático, todos responsáveis pelas missões com a nova aeronave. Além disso, trata-se do primeiro helicóptero exclusivo do CBMPR, o que amplia a autonomia da instituição em operações aéreas.

Primeira mulher piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros do Paraná_Crédito da Foto Ricardo Ribeiro_AEN
Primeira mulher piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros do Paraná_Crédito da Foto Ricardo Ribeiro_AEN

A Capitã Keyla ingressou no CBMPR em 2008 e concluiu sua formação em 2010. Desde então, atuou em diferentes cidades do interior do Paraná e também na capital. No entanto, foi em 2024 que decidiu investir na carreira de piloto, buscando espaço na aviação.

Ser bombeiro já é uma profissão desafiadora, e evoluir para a aviação tem um significado muito importante. É uma conquista que exige estudo, dedicação e coragem”, destacou. Dessa forma, a capitã reforça que sua escolha representa um caminho de perseverança e disciplina.

A motivação, segundo ela, veio de observar o impacto das operações aéreas. “Sempre me emocionava ao ver as ocorrências sendo concluídas com o apoio do helicóptero, porque percebia que o atendimento era completo e no menor tempo possível, dando chance real de sobrevivência às vítimas. Hoje, poder estar nessa posição e ajudar diretamente as pessoas é o que me motiva todos os dias”, explicou.

Com a incorporação do Arcanjo 01, o Corpo de Bombeiros conseguiu ampliar sua capacidade de resposta em situações de emergência. Em missões complexas, como no combate a incêndios florestais, a aeronave demonstrou alto desempenho. Em apenas um dia de operação, foram realizados mais de 50 lançamentos de água, um número expressivo que demonstra eficiência e rapidez.

Portanto, o helicóptero se tornou um recurso indispensável para desastres, salvamentos e apoio em ocorrências críticas. Assim, a atuação da Capitã Keyla dentro da Unidade Aérea conecta sua motivação pessoal ao propósito coletivo da corporação, elevando a qualidade do atendimento prestado à população.

Capitã Keyla considera que sua conquista tem efeito multiplicador. Não se trata apenas de ocupar um cargo, mas também de abrir caminho para outras mulheres. “Quando uma mulher ocupa este espaço, sinaliza para as outras que elas também podem. É uma caminhada que exige preparo físico e intelectual, mas cada passo dado demonstra que estamos aptas e capacitadas para atuar em qualquer função dentro da corporação”, afirmou.

Além disso, o exemplo da capitã reforça o papel transformador da presença feminina em áreas de alto risco e grande responsabilidade. Dessa forma, ela inspira gerações futuras e fortalece a representatividade nas forças de segurança.

A trajetória da capitã Keyla se soma à de outras mulheres que também abriram portas na aviação das forças de segurança paranaenses. A capitã Maitê Baldan, da Polícia Militar do Paraná, foi a primeira a atuar como piloto de helicóptero no Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), função que exerceu entre 2016 e 2022.

Na Polícia Civil do Paraná, a piloto Daiane Zanon integra a equipe desde 2019, operando aviões ao lado de 19 colegas homens. Já em 2024, a capitã Jenifer Formanquevski fez história ao se tornar a primeira copiloto mulher da Casa Militar. Além disso, foi a primeira profissional a conquistar brevê tanto para aviões quanto para helicópteros, reforçando ainda mais o protagonismo feminino no setor.

Primeira-mulher-piloto-de-helicoptero-do-Corpo-de-Bombeiros-do-Parana_Credito-da-Foto-Ricardo-Ribeiro_AEN
Primeira-mulher-piloto-de-helicoptero-do-Corpo-de-Bombeiros-do-Parana_Credito-da-Foto-Ricardo-Ribeiro_AEN

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!