O Projeto Revoar Associação de Restauro Aeronáutico nasceu da profunda paixão dos seus fundadores pela aviação e da vontade inabalável de preservar a memória histórica aéreo-brasileira. O objetivo inicial do projeto era restaurar e preservar aeronaves históricas, aquelas que marcaram épocas e contribuiram significativamente para o desenvolvimento da aviação no Brasil. Com esse propósito, o Projeto Revoar visava criar uma ponte entre o passado e as futuras gerações, permitindo que as histórias e heranças culturais relacionadas ao mundo da aviação pudessem ser passadas adiante de forma tangível e envolvente.
A importância cultural e educativa desses esforços é inestimável. Ao restaurar essas aeronaves, o Projeto Revoar não estava apenas recuperando máquinas, mas também revitalizando pedaços de história rica e fascinante. Cada aeronave restaurada conta uma história única de inovação, coragem e empreendimento humano. Essa reconstituição histórica não só ajuda a preservar a memória dos pioneiros da aviação, mas também serve como uma importante ferramenta educativa, inspirando novas gerações a explorar e valorizar esse legado.
A ideia de trazer de volta ao céu essas maravilhas do passado se tornou, assim, uma missão nobre para os fundadores do Projeto Revoar. Eles acreditam que, ao reintegrar esses aviões históricos ao espaço aéreo, estariam celebrando as conquistas dos aviadores do passado e ressuscitando um capítulo vital da história da aviação. Além disso, ao manter viva essa conexão com o passado, o projeto também abre a porta para o futuro, estimulando o interesse pelo setor aeroespacial e trazendo visibilidade às histórias muitas vezes esquecidas ou negligenciadas. Assim, o Projeto Revoar transforma-se em um guardião da memória aérea do Brasil, encorajando tanto o reconhecimento como a celebração de suas ricas tradições aeronáuticas.
O processo de restauração de aeronaves no Projeto Revoar é um empreendimento meticuloso e intrincado, exigindo tanto a recuperação de peças raras quanto a montagem final das aeronaves. Este projeto não seria possível sem a dedicação incansável dos voluntários, muitos dos quais são profissionais da aviação que trazem consigo um amor profundo por essa área. Eles trabalham inúmeras horas para garantir que cada aeronave restaurada mantenha sua autenticidade histórica e funcionalidade.
O primeiro passo no processo de restauração envolve a busca por peças originais ou, quando necessário, a fabricação de réplicas precisas. Essas peças podem ser extremamente raras e difíceis de localizar, muitas vezes exigindo uma extensa rede de contatos e pesquisas detalhadas. Uma vez obtidas as peças necessárias, a equipe de voluntários começa a longa e cuidadosa tarefa de reconstruir a aeronave.
Durante a montagem, cada parte é verificada meticulosamente para garantir que funciona corretamente e que está em conformidade com as especificações originais da aeronave. Este não é um processo rápido; pode levar meses, às vezes anos, dependendo da complexidade da aeronave e do estado inicial em que se encontra. No Projeto Revoar, aeronaves de diferentes épocas e modelos são restauradas, desde biplanos da Primeira Guerra Mundial até aviões de Ataque e Treinamento da Segunda Guerra Mundial e aviões.
Os desafios enfrentados pelo projeto são muitos. A obtenção de peças originais pode ser uma tarefa árdua, agravada pelo fato de muitas delas não estarem mais em produção. Outra dificuldade é garantir que a restauração seja historicamente precisa, o que exige um profundo conhecimento técnico e histórico das aeronaves. Além disso, as condições financeiras podem representar um obstáculo, pois o custo de restauração é elevado e depende em grande parte de doações e patrocínios.
Apesar dessas dificuldades, a perseverança e dedicação dos voluntários transformam esses desafios em conquistas. Cada aeronave restaurada é um testemunho do trabalho árduo e da paixão desses indivíduos, garantindo que a rica história da aviação continue a inspirar gerações futuras.
Participar do Projeto Revoar, seja como doador ou voluntário, oferece uma oportunidade única de contribuir para a preservação da história da aviação. As contribuições financeiras têm sido fundamentais para o sucesso do projeto. Graças às doações, várias aeronaves históricas podem retornar aos céus, como o biplano Muniz M-7, pertencente ao acervo da Fundação Santos Dumont.
Outra forma significativa de envolvimento é através do voluntariado. Voluntários desempenham um papel crucial em diversas atividades, desde a organização de eventos e visitas guiadas até a conservação e manutenção das aeronaves. A participação voluntária não só ajuda a manter o projeto operando de maneira eficiente, mas também proporciona um profundo senso de comunidade e realização pessoal. Voluntários têm a chance de trabalhar de perto com especialistas em aviação, aprender novas habilidades e fazer parte de uma missão que preserva um legado cultural importante.
Para aqueles que desejam se tornar associados do Projeto Revoar ou fazer doações, o processo é simples e direto. Doações podem ser feitas via PIX, para o CNPJ 44.143.047/0001-80 uma opção prática e rápida para quem deseja contribuir financeiramente. As instruções detalhadas estão disponíveis no site oficial do Projeto Revoar, onde também é possível obter informações adicionais sobre os benefícios de se tornar um associado. Os associados recebem atualizações regulares sobre o progresso dos projetos, convites para eventos exclusivos e a satisfação de saber que estão desempenhando um papel vital na conservação da história da aviação.
Em resumo, a participação em qualquer capacidade, seja financeira ou com tempo e esforço voluntário, é fundamental para o sucesso contínuo do Projeto Revoar. Cada contribuição, pequena ou grande, ajuda a manter viva a história da aviação para as gerações futuras. Participe e faça a diferença hoje mesmo.
O NA T-6D matrícula FAB 1390 do Cel. Braga, uma icônica aeronave de treinamento da Força Aérea Brasileira, representa mais do que um simples pedaço de maquinaria; é um testemunho vivo da evolução da aviação militar no Brasil. Esta aeronave, utilizada amplamente durante a Segunda Guerra Mundial e os anos subsequentes, desempenhou um papel crucial na formação de numerosos pilotos que se tornariam figuras proeminentes na aviação militar.
Ao Brasil, cabe o privilégio de possuir o segundo mais antigo time de demonstrações aéreas do mundo, a Esquadrilha da Fumaça, o @eda_oficial . Criado em 14 de maio de 1952, o primeiro avião utilizado para os seus shows com manobras ousadas e de precisão foi o mítico NA T-6 Texan, que permaneceu com o time do EDA até o ano de 1977, quando esse modelo de avião estava em desativação na Força Aérea Brasileira.
O T-6D matrícula FAB 1390, um dos exemplares que mais foi voado pelo esquadrão e que era o avião usado por aquele que foi um dos mais emblemáticos comandantes da Fumaça, o Coronel Braga, faz parte da REVOAR.
Hoje, os nossos técnicos e parceiros estão conduzindo um trabalho amplo e minucioso para trazer essa aeronave de volta ao céu, continuando a nobre missão que por anos ela executou – a de encantar o público.
O Coronel Braga, um piloto altamente respeitado e condecorado, teve a oportunidade de voar e comandar várias missões a bordo deste NA T-6D matrícula FAB 1390. Cada voo realizado não foi apenas um treino, mas uma experiência enriquecedora que contribuiu para o aperfeiçoamento dos métodos de combate e das táticas aéreas da Força Aérea Brasileira. A restauração deste T-6 em específico não busca apenas refazer a máquina, mas também homenagear o valente espírito e a incansável dedicação do Coronel Braga e de todos os pilotos que seguiram seus passos.
Atualmente, o Projeto Revoar, uma iniciativa dedicada à preservação e restauração de aeronaves históricas, está à frente dos esforços para trazer o NA Texan T-6D matrícula FAB 1390 do Cel. Braga de volta aos céus. Este projeto conta com a valiosa colaboração de voluntários, incluindo engenheiros, historiadores e entusiastas da aviação, que oferecem seu tempo e habilidades para garantir que a restauração seja autêntica e impecável. A anterior grandiosidade desta aeronave está a um passo de ser revivida graças às generosas doações e ao trabalho incansável desses dedicados colaboradores.
Entretanto, o caminho até a conclusão do projeto ainda depende do suporte contínuo da comunidade. Cada contribuição, seja financeira ou através de voluntariado, é essencial para garantir que o T-6 possa mais uma vez alçar voo, mantendo viva uma parte importante da nossa história. Portanto, convidamos você a se juntar a esta nobre causa, a apoiar o Projeto Revoar e a ajudar a preservar o legado do NA Texan T-6D matrícula FAB 1390 do Cel. Braga e de tantos outros aviadores que escreveram suas histórias nos céus. A sua participação fará toda a diferença.
Nós temos o prazer de apresentar o Aerojota, um site de classificados especializado no setor aeronáutico. O Aerojota é uma plataforma dedicada a todos os entusiastas da aviação, oferecendo um espaço eficiente para anunciar e buscar uma variedade de peças, produtos e serviços relacionados ao mundo da aviação.
O que diferencia o Aerojota de outras plataformas é a ampla diversidade de itens disponíveis. Os usuários podem encontrar desde peças, itens decorativos, como maquetes de aeronaves e hélices, capacetes quadros de avião em 3D feitos com peças recicláveis de eletro eletrônico. Essa variedade atende tanto aos profissionais do setor quanto aos colecionadores e aficionados por aviação.
O layout do site é intuitivo e amigável, proporcionando uma experiência de navegação agradável e produtiva. As ferramentas de busca são eficientes, permitindo que os usuários filtrem os resultados de acordo com suas necessidades específicas, seja por tipo de produto, faixa de preço ou localização do vendedor. Isso torna a busca por itens aeronáuticos uma tarefa simples e direta.
Além disso, o Aerojota oferece recursos adicionais para facilitar as transações. Os anúncios são detalhados e frequentemente incluem descrições completas e imagens de alta qualidade, garantindo que os compradores tenham todas as informações necessárias antes de realizar uma compra.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…