Não são muitos os aviões com dois motores montados com configuração ‘push pull’ Puxa Empurra ou em tandem.
Como a linha de empuxo bimotor em aeronaves com propulsores em tandem se dá no mesmo eixo, harmônico com o próprio eixo longitudinal do avião, a falha de um motor é muito mais fácil de ser controlada do que aquela em um bimotor convencional, onde cada motor esté em uma asa.
No caso destes aviões com motor em cada asa, é preciso rapidez e experiência para estabilizar o voo devido à forte tendência de guinada brusca na direção do motor inoperante.
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Leia o avião; pilote o manual!.
Fique vivo; voe padrão Cmte!
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…