Categories: Notícias

Qual a vantagem dos motores em Tandem nos aviões / Aviador José Passarelli

Pensar avião nos aproxima

Não são muitos os aviões com dois motores montados com configuração ‘push pull’ Puxa Empurra ou em tandem.

Como a linha de empuxo bimotor em aeronaves com propulsores em tandem se dá no mesmo eixo, harmônico com o próprio eixo longitudinal do avião, a falha de um motor é muito mais fácil de ser controlada do que aquela em um bimotor convencional, onde cada motor esté em uma asa.

No caso destes aviões com motor em cada asa, é preciso rapidez e experiência para estabilizar o voo devido à forte tendência de guinada brusca na direção do motor inoperante.

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Leia o avião; pilote o manual!.

Fique vivo; voe padrão Cmte!

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Bateria de Lítio Pode Ter Causado Incêndio em Airbus A321 da Air Busan

Bateria de Lítio Sob Suspeita em Incêndio que Destruiu Avião na Coreia do Sul

14 horas ago

Janeiro de 2025 Entra Para a História da Aviação Brasileira Com 22 Acidentes Aéreos registrados.

Alerta na Aviação: 22 Acidentes Aéreos no Brasil só em Janeiro de 2025.

15 horas ago

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

4 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

5 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

5 dias ago