Categories: Notícias

Qual o melhor lugar em um avião para se sentar? / Piloto de Avião José Passarelli

Voar nos aproxima.

Voar nos aproxima


Tempo de voar


Meus alunos dos cursos pré-vestibulares, da universidade e das Escolas de Aviação Civil, as pessoas em comum sempre me perguntam qual o melhor lugar no avião para se sentar.

Pois bem, as poltronas do fundo são sempre as melhores, o último terço da aeronave, nesse local o avião balança ‘mais durante o voo devido a aerodinâmica da passagem do ar no afinamento da fuselagem do charuto e nos lemes de profundidade vertical e horizontal, porém, você estará mais seguro’ em caso de acidente, pois é a parte da aeronave que se desprende primeiro em caso de choque frontal. Geralmente os sobreviventes estão nesse local. Procure se posicionar no fundo e longe das portas de emergência para não ser atropelado em caso de abandono do avião e do lado contrário do piloto.

Por outro lado, se você se sentar no meio entre as turbinas, estará viajando entre dois foguetes Lembre-se: quanto mais próximo você estiver da cabine da tripulação, maior é a desaceleração no choque de vante.

Lógico que tudo que escrevi linhas acima é apenas precaução que utilizo em meus voos para lecionar em São Paulo e Rio de Janeiro.

Todo avião comercial e projetado para ser evacuado em no máximo 90 segundos.
Avião não cai e só perde em segurança para elevador.

Mantenha-se vivo, a vida é frágil, cuide-se…
Boa viagem sempre.
Leia o avião, pilote o Manual!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

1 dia ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

6 dias ago