Acidente-Aereo-com-KING-AIR-na-cidade-de-Sao-Paulo
Um amigo próximo do advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, dono do avião King Air F-90, prefixo PS-FEM, que morreu na queda da aeronave na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, revelou que Carpena adquiriu o bimotor após perder seu avião anterior, um modelo menor e monomotor, durante as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril de 2024. O monomotor foi danificado enquanto estava estacionado no Aeroporto Salgado Filho, que ficou alagado por semanas, tornando a aeronave inutilizável. Segundo o amigo, a perda do monomotor foi um grande baque para Carpena, mas ele começou rapidamente a buscar uma nova aeronave, considerando modelos maiores e com dois motores para aumentar a segurança e a versão escolhida pelo advogado foi o King Air F-90, uma aeronave já usada que tem o valor estimado de mercado de aproximadamente U$ 2 milhões de dólares.
Ele também revelou que o avião que caiu foi adquirido por Carpena em parceria com seu sócio, Felipe Russowsky, e parte do pagamento foi feito com o dinheiro da indenização do seguro do avião monomotor danificado. A compra foi oficializada no dia 11 de dezembro de 2024. Pouco tempo depois, em 26 de dezembro, o advogado celebrou nas redes sociais a primeira viagem a bordo do King Air F90 PS-FEM, uma aeronave fabricada em 1981, com capacidade para até 08 passageiros.
Na manhã de sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025, um trágico acidente aéreo abalou São Paulo. Um avião de pequeno porte, modelo King Air F90, caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, resultando na morte do advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e do piloto Gustavo Carneiro Medeiros. Outras sete pessoas em solo ficaram feridas, incluindo passageiros de um ônibus atingidos pelos destroços da aeronave. O acidente provocou uma grande explosão, espalhando fogo e destruições pela avenida e causando pânico entre os moradores e motorista.
No dia do acidente, a aeronave havia decolado as 07h15 do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, com destino a cidade de Porto Alegre–RS. Minutos após a decolagem, o piloto relatou problemas e retornaria para a pista, mas não teve tempo e tentou um pouso de emergência na Avenida Marquês de São Vicente, por volta das 07h20.
O acidente ocorreu em uma área próxima a vários pontos turísticos e históricos de São Paulo. O Memorial da América Latina, por exemplo, fica a apenas 1,1 km do local da queda. O estádio de futebol do clube Palmeiras, Allianz Parque, fica a 2,6 km de distância, enquanto o centro de treinamento (CT), do São Paulo FC, fica a 2,8 km, mesma distância do CT do Palmeiras. Já o Museu de Arte Brasileira e o Museu do Futebol estão localizados a cerca de 3,5 km, no bairro vizinho do Pacaembu. A aeronave caiu relativamente perto do Aeroporto Campo de Marte, de onde decolou, que fica a 6,5 km de distância e também o impacto foi em frente a uma sede administrativa e de estacionamento de viaturas do CET – Companhia de Engenharia de Trânsito -, que imediatamente isolou a área para a chegada das equipes de combate a incêndio, resgate e ambulâncias.
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