Reforma do Boeing 747-8 doado pelo Catar a Trump pode enfrentar atrasos, exigências técnicas e custos milionários antes de voar como avião presidencial.
Um presente bilionário com custos milionários
A família real do Catar surpreendeu ao oferecer um Boeing 747-8, avaliado em mais de US$ 400 milhões, ao ex-presidente Donald Trump. A doação, segundo fontes próximas ao político, foi feita sem custos diretos. No entanto, aceitar esse presente pode ter um preço bem mais alto do que aparenta. Isso porque a aeronave precisa passar por uma transformação completa para se adequar às exigências de um avião presidencial norte americano.

Reforma do Boeing 747-8 doado pelo Catar a Trump esbarra em exigências técnicas e de segurança
Apesar da empolgação inicial, especialistas alertam para os desafios técnicos que envolvem a conversão desse modelo em um Air Force One provisório. Para começar, o avião precisaria de uma substituição total da fiação elétrica, além da instalação de sistemas de comunicação criptografada e blindagens especiais, como um escudo contra pulsos eletromagnéticos.
Além disso, todas as peças seriam inspecionadas detalhadamente. Parafuso por parafuso, técnicos teriam que garantir que nenhum dispositivo de espionagem estivesse oculto no avião. Segundo analistas, essa reforma poderia custar entre dezenas e centenas de milhões de dólares, a depender do grau de segurança exigido.
Uso como Air Force One depende de prazos e decisões políticas
Embora Trump tenha demonstrado interesse em utilizar o jato como avião presidencial interino, o plano encontra obstáculos relevantes. O tempo necessário e os altos custos tornam a implementação um desafio considerável.
Segundo um funcionário da Casa Branca, ouvido pelo The Washington Post, ainda não é possível definir quanto custará a reforma ou quando ela ficará pronta.
Além disso, analistas acreditam que a adaptação completa dificilmente terminará antes de 2029 — último ano de um eventual novo mandato de Trump. Para que esse prazo seja viável, o governo americano teria que reduzir significativamente os padrões de segurança exigidos. Até o momento, isso não parece uma opção provável.
Avião doado tem estrutura luxuosa e histórico curioso
O Boeing 747-8 oferecido pelo Catar tem 13 anos de uso e está atualmente estacionado em San Antonio, no Texas. Segundo o jornal americano, o jato já foi levado ao aeroporto de Palm Beach, na Flórida, onde Trump o inspecionou pessoalmente durante uma visita em fevereiro de 2025.
O interior da aeronave conta com comodidades raras até mesmo para padrões de aviação executiva: dois banheiros completos, seis lavatórios, um quarto principal, uma suíte para convidados e várias salas de estar. Sem dúvida, trata-se de um modelo projetado para oferecer luxo e conforto durante voos de longa duração.

Futuro do avião permanece indefinido
Por enquanto, a decisão de transformar esse Boeing 747-8 em um Air Force One provisório permanece em análise. O alto custo da reforma, os riscos de segurança e a complexidade técnica podem atrasar ou até inviabilizar o projeto. Ainda assim, o simples fato de o Catar ter feito tal oferta reacende discussões sobre diplomacia, ética e os limites entre doações internacionais e interesses políticos.
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