Acidente-Aereo-em-Gramado_Imagem-Internet.j
Em dezembro, um acidente aéreo em Gramado, na Serra Gaúcha, chocou o Brasil ao tirar a vida de 10 pessoas da mesma família e deixar outras 17 feridas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou recentemente um relatório preliminar que identifica os primeiros fatores que podem ter contribuído para a tragédia.
Pilotada pelo empresário e proprietário da aeronave Cmte Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, a aeronave um Piper Cheyenne 400, um Bi Motor, matrícula PR-NDN (Papa Romeo – November Delta November), decolou por volta das 09h15m, do aeródromo de Canela–RS, mas logo em seguida, 3 km a frente, perdeu altitude e bateu na chaminé de um prédio, atingindo também uma casa, uma loja de móveis e uma pousada.
Além da morte de todas as 10 pessoas a bordo, outras 17 pessoas em solo ficaram feridas. Essas vítimas precisaram de atendimento médico, a maioria delas por inalarem fumaça e com queimaduras graves.
Segundo o Relatório Preliminar do CENIPA, duas causas principais foram apontadas: o Cfit (Controlled Flight Into Terrain) e a Loss of Control in-Flight (LOC-I). Esses termos técnicos representam situações críticas em que a aeronave, mesmo sem falhas mecânicas aparentes, perde a trajetória segura de voo.
O termo Cfit é utilizado para descrever acidentes em que uma aeronave colide contra o solo ou obstáculos durante o voo, apesar de estar em perfeitas condições de funcionamento. De acordo com especialistas, o fenômeno pode ser causado por fatores como desorientação espacial, percepção incorreta do ambiente ou falhas de navegação.
No caso do voo ocorrido em 22 de dezembro, a aeronave partiu do Aeroporto de Canela-RS, que não conta com uma torre de controle. No momento da decolagem, havia chuva e uma forte cerração que limitava a visibilidade, aumentando os riscos. O relatório indica que o avião colidiu com uma chaminé de lareiras de um prédio, antes de tocar o solo, agravando as consequências do impacto.
Outra causa mencionada no Relatório Preliminar do CENIPA é a Loss of Control in-Flight (LOC-I), um tipo de acidente em que os pilotos não conseguem manter o controle da aeronave em voo, levando a desvios irreversíveis da rota pretendida. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esse tipo de ocorrência é uma das mais perigosas e está frequentemente associada a condições meteorológicas adversas ou decisões críticas equivocadas durante o voo.
O relatório divulgado pelo CENIPA é preliminar e, portanto, sujeito a alterações conforme a investigação avança. O objetivo do órgão não é apontar culpados, mas identificar fatores técnicos que possam ter contribuído para o acidente, auxiliando na prevenção de futuras tragédias.
A apuração continuará sendo conduzida com base em evidências, depoimentos e análise dos destroços da aeronave. O acidente em Gramado serve como um alerta para a importância de medidas de segurança, principalmente em voos realizados em condições adversas e em aeródromos sem infraestrutura adequada.
Duas pessoas seguem internadas em hospitais de Porto Alegre, desde o dia da tragédia, com queimaduras de 2º e 3º graus.
As vítimas que estão na Capital são duas mulheres, ambas funcionárias de uma pousada atingida na explosão que sucedeu à queda da aeronave. Elas tiveram melhora no estado de saúde, mas nenhuma delas tem previsão de receber alta.
Uma das pacientes é Valdete Maristela Santos da Silva, de 51 anos. Ela está internada no Hospital Cristo Redentor, na zona Norte, com queimaduras em 30% do corpo. O estado de saúde dela é considerado estável e, no final de semana, ela recebeu alta da UTI e foi para a enfermaria da Unidade de Queimados.
A outra mulher hospitalizada tem 56 ano. Ela permanece internada na UTI de queimados do Hospital de Pronto-Socorro (HPS), em estado estável. O corpo dela teve 43% de queimaduras.
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