Veterano COLTURATO da Força Aérea Brasileira realizará a pintura de aviões monumentos na Base Aérea de São Paulo BASP. Por Jota A do site AeroJota e Veterano FAB.
O veterano Daniel COLTURATO, que serviu na Força Aérea Brasileira (FAB) no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), está empenhado em um novo desafio: será o pintor de dois importantes aviões monumentos na Base Aérea de São Paulo. Conheça um pouco mais sobre a história desse veterano da FAB e seu trabalho de restauro de peças e aviões militares.
Uma paixão pela aviação desde a infância
Daniel Colturato seguiu os passos de seu pai, Wladimir COLTURATO, também veterano da FAB, e desde criança frequentava os domingos aéreos realizados no Campo de Marte, em São Paulo. Foi nesse ambiente que ele desenvolveu sua paixão pela aviação e pelos equipamentos militares.
Após ingressar na FAB e trabalhar no PAMA-SP, uma das unidades mais importantes de manutenção de aeronaves militares do país, Daniel decidiu dedicar-se a uma nova missão: a restauração de monumentos abandonados pelo poder público na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira.
Restauração de monumentos e peças históricas
Com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) da cidade de São Paulo, Daniel e sua equipe, composta por sua esposa Lívia, a filha Beatriz e seu pai veterano da FAB o antigão COLTURATO, empenharam-se na restauração de diversos monumentos, incluindo um conjunto quadripá da hélice da aeronave P-47 Thunderbolt, usado pelo Esquadrão de Caça “Senta a Púa!” da FAB durante a Segunda Guerra Mundial, e os emblemas da Marinha do Brasil, “Senta a Púa!” e da Força Expedicionária Brasileira (FEB), entre outras peças.
Agora, o veterano COLTURATO e sua equipe têm um desafio ainda maior: a pintura de dois importantes aviões monumentos expostos na Base Aérea de São Paulo (BASP). Trata-se da aeronave North American T-6 (T meia) prefixo FAB 1478, que pertenceu à Quadragésima Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque (41 ERA) “Vampiros”, e a aeronave AT-26 Xavante prefixo FAB 4585, utilizada tanto pelo Primeiro do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) “Esquadrão Poker” quanto pelo Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (4º EMRA) “Operações Aéreas Especiais”. Essas três unidades aéreas tiveram seu auge nas instalações da Base Aérea de São Paulo, e esses monumentos honram todos os militares, homens e mulheres, que por lá passaram.
Uma homenagem à aviação militar brasileira
Para o aniversário de 83 anos da Base Aérea de São Paulo, comemorado no dia 22 de maio, os dois aviões monumentos estarão completamente revitalizados. Essa restauração é uma forma de preservar a história e honrar todos os militares que serviram na aviação militar brasileira.
A dedicação e o empenho do veterano Daniel COLTURATO, juntamente com sua equipe familiar e o apoio dos veteranos da AVFAB (Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira), são fundamentais para que esses monumentos continuem sendo fonte de orgulho e honra para a aviação militar brasileira, além de servirem como uma lembrança viva do legado deixado pelos militares que dedicaram suas vidas à defesa do país.
Se você quiser saber mais sobre as aeronaves T-6 FAB 1478 e AT-26 Xavante FAB 4585, leia nesses link.
O dia que inaugurei o Avião AT-26 Xavante FAB 4585 na Base Aérea de São Paulo.
Veteranos da FAB contam com a sua ajuda financeira para restaurar dois aviões hístóricos
Associação dos Veteranos da FAB AVFAB irá restaurar os emblemas da Base Aérea de São Paulo (BASP)