REVOAR lidera a restauração do Paulistinha PP-TBF, primeiro exemplar do EAY-201 Ypiranga, construído em 1935
Protótipo do Paulistinha ganha nova chance de voar após quase 90 anos
A restauração do Paulistinha PP-TBF pela REVOAR marca um feito histórico na preservação da aviação nacional. Fabricado em 1935 pela Empresa Aeronáutica Ypiranga, o PP-TBF foi o primeiro protótipo do EAY-201 Ypiranga, que mais tarde deu origem ao consagrado Paulistinha CAP-4. Agora, essa relíquia única da indústria aeronáutica brasileira está sendo cuidadosamente recuperada para voltar aos céus.
Descobertas revelam marcas do passado gravadas na estrutura do avião
Durante a desmontagem do PP-TBF, a equipe da REVOAR localizou inscrições gravadas em partes metálicas da aeronave. As assinaturas, datadas de 1961, pertencem provavelmente a pilotos que realizaram seus primeiros voos solos com o avião — ou seja, sem a presença de instrutor a bordo. Por isso, essa descoberta adiciona um valor simbólico e histórico ao projeto e será preservada com o máximo de cuidado.
Estrutura da aeronave permite restauração completa com segurança
Embora aos olhos de um leigo o PP-TBF pareça sucata, sua estrutura principal encontra-se em boas condições. Assim, a fuselagem preservada, mesmo após décadas em desuso, permite a restauração total do avião. O desafio é grande, tanto tecnicamente quanto financeiramente. No entanto, para a equipe da REVOAR, nada é impossível.
Avião foi transferido para novo hangar em Bragança Paulista
Recentemente, o Paulistinha PP-TBF foi transferido para um hangar localizado na cidade de Bragança Paulista–SP. A partir de agora, o local abriga a nova fase do projeto, com início oficial da restauração. Além disso, a REVOAR coordena todo o processo com apoio técnico, logístico e histórico, envolvendo especialistas e parceiros da aviação.
Trabalho da REVOAR vai além do PP-TBF e abrange outras aeronaves raras
Além da restauração do Paulistinha PP-TBF pela REVOAR, a organização lidera projetos de recuperação de outras aeronaves históricas relevantes:
- O T-6D FAB 1390, clássico Harvard utilizado pela Força Aérea Brasileira, está em processo avançado de restauração para voltar a voar em breve.
- O Muniz M-7, uma das primeiras aeronaves projetadas e construídas no Brasil, também está sendo restaurado. Com quase 100 anos de história, o M-7 representa uma das bases da engenharia aeronáutica nacional.
Portanto, esses projetos reforçam o compromisso da REVOAR com a memória, a técnica e a cultura da aviação brasileira.
Participação pública fortalece a preservação da aviação histórica
A REVOAR convida o público a se engajar nos projetos em andamento. É possível contribuir como associado, patrocinador ou divulgador da causa. Com isso, toda ajuda viabiliza não apenas o restauro físico das aeronaves, mas também o resgate de histórias e o fortalecimento da cultura aeronáutica nacional.
Restauração do Paulistinha PP-TBF pela REVOAR deve devolver a aeronave ao céu
A conclusão da restauração do Paulistinha PP-TBF pela REVOAR representará a reconexão entre passado e presente da aviação brasileira. Ver o protótipo de 1935 voando novamente será uma homenagem a todos que ajudaram a construir essa trajetória. Mais do que técnica, trata-se de identidade, legado e emoção.
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