Notícias

Revitalização dos Aviões AT-26 Xavante e NA T-6 na Base Aérea de São Paulo em 2024

Em 2024, a Base Aérea de São Paulo (BASP) testemunhou uma das mais significativas iniciativas de preservação histórica da aviação militar brasileira. O projeto de revitalização das aeronaves AT-26 Xavante (FAB 4585) e NA T-6 (FAB 1478), expostas em frente ao Prédio do Comando, além da substituição de adesivos de identificação da BASP e restauração da pintura do canhão de 75 mm da Artilharia da FAB de 1944, tornou-se um marco de dedicação e esforço dos Veteranos da AVFAB – Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira, e compromisso com a história da Força Aérea Brasileira.

AeroJota_AT-26-Xavante-FAB-4585-e-NA-T-6-FAB-1478

A iniciativa iniciou-se em 10 de março de 2024, quando o então Comandante da BASP, Coronel Aviador Tiago, convidou o veterano Jota A, do 4º EMRA (Quarto Esquadrão de Reconhecimento e Ataque – Operações Aéreas Especiais), para avaliar a possibilidade de revitalização do avião AT-26 Xavante, que, exposto ao tempo, estava se degradando. A meta era restaurá-lo até o aniversário de 82 anos da BASP, em 22 de maio de 2024. Com o apoio dos Veteranos da AVFAB, e do seu presidente, Veterano Fratti, a missão foi aceita e expandida para incluir outras revitalizações.

AeroJota_AT-26-Xavante-FAB-4585

Fase 1 – Avaliação Inicial

A equipe foi até a Base Aérea de São Paulo (BASP), para inspecionar o estado da aeronave AT 26 Xavante (FAB 4585 – No de Série 77127370, fabricado em 02 dezembro de 1977), e levantar informações sobre limpeza, reparos, pintura, adesivos e emblemas da aeronave e infraestrutura necessária. O Graduado Master Suboficial Humberto foi designado como elo de comunicação entre os veteranos e a Base Aérea.

AeroJota_Avião AT 26 Xavante FAB 4585

Fase 2 – Expansão do Projeto

O Comandante solicitou a possibilidade de também revitalização do avião NA T-6 (FAB 1478), aeronave que homenageia o 41 ERA – Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque – Esquadrão VAMPIROS -, conhecidos como “Vampiros”, que também apresentava uma forte degradação por exposição ao tempo. Com apoio da AVFAB, a equipe decidiu assumir também essa missão.

Fase 3 – Adesivos e Infraestrutura

Foi solicitado também a troca dos adesivos de identificação da BASP em diversos pontos da Base, como prédio do Comando, Portão do G-1, e prédio do CAN – Correio Aéreo Nacional. O planejamento foi atualizado para incluir essa nova demanda, e a AVFAB, também se prontificou a resolver esse problema, para dar uma revitalizada nesses locais.

AeroJota_Base-Aerea-de-Sao-Paulo_Posto-CAN

Planejamento e Mobilização

Com todas as informações levantadas, iniciou-se a mobilização nas redes sociais e grupos de veteranos, buscando voluntários, apoio financeiro e doação de materiais. Um veterano se ofereceu para realizar a pintura sem custos, o que viabilizou financeiramente um pouco mais a execução do projeto, dando um alívio para a AVFAB que estava com poucos recursos disponível.

Desafios Enfrentados

Identificação das Cores Originais: Ao contatar do PAMA-SP – Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e PAMA-LS Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, para obtenção das tintas aeronáuticas originais, descobriu-se que elas não existem mais em estoque, em virtude do tempo de desativação dessas aeronaves e dessas cores, a solução foi utilizar tintas automotivas nas cores mais próximas possíveis. Uma empresa de Guarulhos auxiliou na identificação das cores corretas e fez um generoso desconto na aquisição de todo o material de pintura necessário.

Recriação de Emblemas e Adesivos: Como os esquadrões haviam sido desativados há décadas, foi necessário refazer digitalmente todos os emblemas e inscrições.

Infraestrutura: A Base Aérea de São Paulo providenciou água, energia elétrica e espaço coberto para a execução dos trabalhos.

AeroJota_Esquadrao-de-Infra-Estrutura-da-BASP.

Cronograma de Trabalhos

  • 27 de abril: início da lavagem e lixamento do NA T-6.
  • 28 a 30 de abril: preparação para pintura.
  • 1 a 3 de maio: pintura do NA T-6.
  • 4 e 5 de maio: início da revitalização do AT-26 Xavante.
  • 6 a 10 de maio: finalização da pintura do AT-26 Xavante.
  • 13 a 17 de maio: Adesivamento e retoques.

Durante a fase final do projeto, a BASP foi mobilizada para a missão SOS Rio Grande do Sul, destinada a apoiar as vítimas das enchentes. Isso impactou o andamento das revitalizações, que foram concluídas apenas em 20 de maio de 2024, pouco antes do aniversário da Base Aérea de São Paulo.

AeroJota_BASP-SOS-Rio-Grande-do-Sul.

A AVFAB Associação dos Veteranos da Força Aérea, acabou ativando 3 postos de arrecadação de suprimentos, que juntos totalizaram 15 toneladas de doações, enviadas via transportadora para cidades do RS, sem utilizar aviões da FAB.

AeroJota_AVFAB-SOS-Rio-Grande-do-Sul

Em virtude das volumosas chuvas no estado do Rio Grande do Sul, da mobilização total do efetivo, 24 horas por dia, 7 dias na semana, as festividades de aniversário da Base Aérea de São Paulo, foram adiadas para meses depois. Os Veteranos da AVFAB e Veteranos da Base Aérea de São Paulo AVBASP, também se voluntariaram para ajudar os militares da ativa.

O projeto de revitalização das aeronaves AT-26 Xavante FAB 4585 e NA T-6 FAB 1478, demonstrou a força da colaboração entre veteranos e a comunidade aeronáutica. A entrega das aeronaves revitalizadas para a BASP representou não apenas um presente simbólico, mas um resgate histórico valioso para a aviação militar brasileira.

AeroJota

Recent Posts

Aeroporto Metropolitano do Guarujá, está com a pista pronta.

Pista do Aeroporto Metropolitano do Guarujá é finalizada e obras do terminal já começaram, aproximando…

5 horas ago

Slots da Voepass em Congonhas podem ser redistribuídos

Aeronáutica sugere que os slots da Voepass em Congonhas, atualmente inativos, sejam redistribuídos entre GOL,…

8 horas ago

Nevoeiro em São Paulo afeta voos no Aeroporto de Congonhas

Nevoeiro em São Paulo atinge apenas a Zona Sul e causa redirecionamentos e cancelamentos de…

9 horas ago

27 ABR 2025 – Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola do Brasil – Novo Hamburgo-RS

Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…

22 horas ago

Veteranos da Aviação Agrícola se reúnem no Aeroclube de Novo Hamburgo-RS

Encontro dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…

22 horas ago

Voo inaugural do Fairchild PT-19 do Aeroclube de Garibaldi

Fairchild PT-19 restaurado pelo Aeroclube de Garibaldi fará voo inaugural em 17 de maio de…

1 dia ago