REVOAR Restauro de Aeronaves, Preservando os Aviões Que Fizeram a História da Aviação Brasileira
REVOAR Restauro de Aeronaves
A Revoar Restauro de Aeronaves é uma instituição sem fins lucrativos, fundada no ano de 2020, cujo objetivo e resgatar parte da história da aviação antiga do Brasil e especializada na restauração de aeronaves, focando não apenas na preservação da integridade estrutural e funcional dos aviões, mas também na valorização da história e do legado da aviação. A missão da Revoar Restauro de Aeronaves é promover a restauração meticulosa de aeronaves antigas e abandonadas, garantindo que cada projeto respeite as especificações originais e mantenha intacta a essência de cada modelo. Com um portfólio diversificado, a empresa possui atualmente um número considerável de aviões, abrangendo desde aeronaves históricas até modelos um pouco mais modernos, refletindo um compromisso contínuo com a aviação brasileira.
Atualmente o Projeto REVOAR Restauro de Aeronaves, possui sob autorização de posse, 11 aeronaves sob sua custódia, sendo que algumas delas já estão em processo de total restauração, onde algumas estão mais avançadas que outras, mas o cronograma continua sendo seguido.
Os objetivos da Revoar Restauro de Aeronaves vão além da simples recuperação estética; a empresa se dedica a educar o público sobre a importância da preservação da história da aviação, contada por seus aviões. Por meio de processos que mesclam técnicas tradicionais e conhecidas a inovações tecnológicas atuais, a REVOAR assegura a restauração de cada aeronave de maneira que não só respeite a originalidade, mas também atenda aos rigorosos padrões de segurança atuais. Este compromisso com a qualidade é fundamental, especialmente no contexto da aviação histórica brasileira, onde cada aeronave conta uma parte da nossa identidade nacional.
No cenário atual da aviação brasileira, a Revoar Restauro de Aeronaves se destaca como uma referência no setor. O crescimento do interesse por aviões antigos e sua utilização em eventos aéreos, exposições e programas educacionais coloca a empresa em uma posição privilegiada. A restauração de aeronaves, portanto, não é apenas uma questão de paixão, mas também uma contribuição significativa para a preservação do patrimônio cultural e aeronáutico do Brasil. A Revoar.Restauro reafirma seu papel não apenas como restauradora, mas como guardiã de histórias que voaram pelos céus do nosso país.
O objetivo da REVOAR Restauro de Aeronaves, não é ser um museu de aviões antigos, onde os mesmos tendem a ficar expostos estaticamente. A intenção da REVOAR é colocar todas as aeronaves que por ventura eles restaurem, em condições de voo, atendendo a legislação e com toda a segurança para todos.
Localização e Infraestrutura
A Revoar.restauro está estrategicamente localizada em dois locais distintos, o que maximiza suas operações e eficiência no processo de restauração de aeronaves. Os aeroportos onde a Revoar.restauro atua estão equipados com a infraestrutura adequada e suporte essencial para suas atividades.
O Condomínio Aeronáutico Vale Eldorado – SDVH – que fica localizado na cidade de Bragança Paulista é utilizado, no presente momento, como oficina de reparo e no Aeródromo de Socorro–SP, ficam estocadas as aeronaves que posteriormente seguirão para restauração
A infraestrutura da Revoar.restauro inclui hangares bem equipados, que proporcionam um ambiente seguro para a restauração de diferentes tipos de aeronaves. Esses hangares são projetados para atender a múltiplas demandas, desde pequenas manutenções até restaurações completas, o que possibilita a REVOAR a lidar com uma variedade de projetos simultaneamente. Além disso, a Revoar.restauro possui um conjunto avançado de ferramentas e equipamentos fundamentais para realizar intervenções precisas em componentes complexos das aeronaves. O único impedimento de isso não ocorrer é a parte financeira, que depende de parcerias e doações de aero-entusiastas e público interessado.
Outro fator importante é a equipe de profissionais especializados composta por técnicos e mecânicos que possuem vasta experiência na restauração de aviões. A combinação de habilidades e competências da equipe é um diferencial da Revoar.restauro, pois garante que todos os projetos sejam executados com o mais alto padrão de qualidade e segurança, atendendo todas as normas de homologação. O talento humano disponível contribuem significativamente para a eficiência e eficácia das operações de restauração, consolidando a Revoar.restauro a capacidade de fazer aquilo que ela se “propôs” a fazer.
Aviões em Restauração: Modelos e Progresso
Atualmente, a Revoar.restauro se dedica a uma vasta gama de projetos de restauração de aviões, cobrindo diferentes tipos e períodos da aviação. Dentre os modelos em destaque, encontramos aviões históricos como o avião Muniz M-7, um clássico da aviação leve, que já está em fase avançada de restauração. Este modelo é icônico por sua simplicidade e importância no treinamento de pilotos, além de ser uma ótima maneira de introduzir novos entusiastas ao mundo da aviação. Esse modelo de avião foi o primeiro a ser produzido em série no Brasil.
O Muniz M-7 é um avião para dois tripulantes, destinado ao treinamento primário de pilotos. Projetado pelo Major do Exército Brasileiro Antônio Guedes Muniz, foi o primeiro modelo fabricado em série no Brasil. O protótipo foi construído no Parque Central de Aeronáutica (Campo dos Afonsos-RJ) e os aparelhos seguintes na Fábrica Brasileira de Aviões, na Ilha do Viana (Rio de Janeiro–RJ).
A Escola de Aviação Militar, que funcionava no Campo dos Afonsos, utilizou 11 aviões MUNIZ M-7, de um total de 28 produzidos de 1937 a 1941, ficando os outros 17 para aeroclubes. Atualmente só existem 2 exemplares no mundo. Um exposto no MUSAL, mas não voa e outro sendo restaurado pela REVOAR. Restauro que voltará a voar em breve. Por ser uma aeronave entelada, a sua recuperação está sendo mais fácil de fazer. Provavelmente será a primeira dos 11 aviões sob a guarda da Revoar.Restauro que voltará aos céus novamente.
Um fato curioso e histórico sobre o avião Muniz M-7 é que ele foi o primeiro avião agrícola do Brasil. Em 19 de agosto de 1947 ele foi utilizado como avião de pulverização, para combater uma praga de gafanhoto que infestou as lavouras na cidade de Pelotas–RS e região.
Outro modelo notável que passa por restauração na Revoar.Restauro é o NA T-6 FAB 1390, que pertenceu ao Major Aviador BRAGA na época que ele voava pela Esquadrilha da Fumaça. O progresso nessa restauração é significativo, com melhorias estruturais sendo implementadas para preservar tanto a estética quanto a funcionalidade do avião. A relevância histórica do NA T-6 FAB 1390 não pode ser subestimada.
O North American NA T-6, conhecido no Brasil como T-Meia, desempenhou um papel crucial na formação de gerações de aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB). Esse clássico da aviação de 1940 chegou a ser produzido algumas unidades sob licença no país, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais.
Além disso, o NA T-6 foi a primeira aeronave utilizada pela Esquadrilha da Fumaça, fundada em 1952. A equipe tinha como objetivo demonstrar a habilidade dos pilotos da FAB, criar nos novos cadetes e promover a cultura aeronáutica.
Um dos T-6 que marcou a história da Esquadrilha foi o FAB-1390. Este exemplar deixou o grupo em 1976 e foi transferido para a Fundação Santos Dumont. Desde então, ele nunca mais voou, ficando exposto às intempéries e deteriorando-se significativamente ao longo do tempo.
Além desses, a REVOAR também está se preparando para restaurar o PT-19 e um AT 26 Xavante, dentre outros aviões. Em todos esses projetos, é essencial enfrentar os desafios de restauração, que incluem desde a busca de materiais originais até a adaptação de técnicas modernas. A experiência da equipe da Revoar se torna um fator crucial para garantir que cada aeronave restaurada permaneça fiel à sua história, enquanto se prepara para voos em um futuro próximo, nos céus.
Diretores e Visão para o Futuro
A Revoar.restauro, ao longo de sua trajetória, tem sido guiada por diretores visionários que não apenas compreendem a arte da restauração de aviões, mas também possuem uma forte compreensão da importância da manter viva a história da aviação brasileira, através desses aviões. Esses líderes têm se empenhado em traçar estratégias que não apenas asseguram o crescimento da REVOAR.Restauro, mas também promovem a valorização da aviação histórica. A visão deles é clara: expandir o alcance da Revoar.restauro, criando parcerias estratégicas com outras organizações do setor, museus de aviação, e grupos de entusiastas que compartilham o mesmo amor pela história da aeronáutica brasileira.
Uma das metas principais citadas pelos diretores é a ampliação do portfólio de aeronaves restauradas. Eles expressam o desejo de lançar mais projetos colaborativos que envolvam universidades de aeronáutica, permitindo aos estudantes interagir diretamente com a restauração de aeronaves. Isso não apenas enriqueceria a experiência educacional dos alunos, como também ajudaria a cimentar um legado para a cultura da aviação. Dessa forma, o conhecimento sobre as técnicas de restauração se tornaria mais acessível ao público, cultivando uma nova geração de apaixonados pela aviação.
Fazem parte da Diretoria da REVOAR. Restauro no biênio 2024 – 2025, os profissionais da aviação listado abaixo.
Rafael Daré – Presidente
Christiano Pereira de Oliveira – Vice Presidente
Daniel Cagnacci – Diretor de Marketing
Thiago Sabino – Diretor Técnico
João Paulo Moralez – Secretário de Comunicação
Divaldo de Oliveira – Tesoureiro e Secretário
Fernando Crescenti – Conselheiro Fiscal
Tati Guerra – Conselheira Fiscal
Iberê Duarte – Conselheiro Fiscal – In Memorian
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