Educação e Aviação

Ruy Flemming – Meu Primeiro Voo com o T-23 Uirapuru na AFA

Cel. Av. Ruy Flemming e Suas Histórias Aeronáutica. Por Ruy Flemming

Meu Primeiro Voo.

Se você é piloto, talvez tenha vivido algo semelhante. Se não for, a leitura promete ser curiosa.

A ambos já peço desculpas pela “licença poética” de quem está revivendo uma situação lá de 1981.

Ruy-Flemming-e-o-T-23-Uirapuru-AFA_Imagem-Arquivo-Pessoal

Uirapuru, T-23, fabricado pela Sociedade Aerotec, foi a máquina mais complexa e difícil que voei, simplesmente porque eu não tinha a menor noção ou experiência anterior com o voo. Daí cada comando, cada interruptor, cada instrumento, cada sensação é um mundo completamente novo. Para acontecer tudo o que aconteceu depois, a primeira avioneta foi essencial.

Dá-lhe dedo no botão de partida! Nhoc! Nhoc! Nhoc! Nhoc! Nhoc! Nhoc! Nhoc! Nhoc! Nhoc! Nhoc!

A quantidade de ar, a quantidade de combustível e as centelhas das velas do motor que insistiam em centelhar, chegam finalmente a um acordo: podemos fazer o motor funcionar!

Daí vem o Prrrrruuuuuummmmmm

E o motor Lycoming IO-320 B2B do T-23 Uirapuru dá seu sinal de vida.

Sim! Ufa! Primeira etapa concluída! Sem um motor funcionando não dá nem para iniciar o taxiamento.

Daí, quando o motor pega, aquela avioneta começa a chacoalhar e vibrar toda e, na sequência, vem um problema que eu não havia previsto nas infinitas horas de estudo e horas de nacele.

E hora de nacele é aquele treinamento que cada cadete faz antes de cada voo. O hangar do 2º EIA – Esquadrão de Instrução Aérea fica iluminado até mais tarde para os cadetes poderem entrar nos aviões e fazerem seus voos mentais para terem seus melhores rendimentos a cada missão de instrução. Como fazer um “voo mental” sem ter experimentado o primeiro voo?

Vem algo novo assim que o motor gira. O vento produzido pela hélice chacoalha o capacete e é acompanhado de uma mistura de cheiro de gasolina de aviação e da queima desse combustível.

Ruy-Flemming-e-o-T-23-Uirapuru-AFA_Imagem-Chris_Loftine

Aviões têm cheiro próprio, parecidos, mas individuais.

Paraquedas, macacão, luvas e capacete são só para lembrar que estou na AFA – Academia da Força Aérea – e que vai começar uma aventura sem precedentes e que vai mudar completamente minha vida.

Baixei ligeiramente a cabeça e olhei para o painel procurando a pressão de óleo e a RPM.

Opa! Me safei do vento. O instrutor já havia providenciado um ligeiro recuo da manete de potência para garantir uma rotação adequada até que o sistema de lubrificação atinja pressão e temperatura normais.

E agora?

Ligar o que precisa ser ligado. Os dedos vão aos interruptores com a “segurança” de quem está lá para não fazer besteira.

Eu fico imaginando como os controladores de voo interpretam o grau de nervosismo de cada cadete ao ouvir a solicitação de taxiamento.

Lembro que, não sei por qual motivo, na pista de táxi, acabei pressionando o pedal direito querendo que o avião fosse para a esquerda.

Ruy-Flemming-e-o-T-23-Uirapuru-AFA_Imagem-FAB

– Que é isso, Flemming?!?

Instrutor de voo tem que estar atento a cada detalhe.

Alinhamos na cabeceira 20.

– Vou cantar a velocidade para vc. A decolagem é minha. Segura leve nos comandos para vc me acompanhar.

Daí aconteceu a mágica de descolar as rodas da pista pela primeira vez. Eu no comando. Na verdade, não. Eu “leve” nos comandos, só acompanhando.

– Tá contigo.

Agora sim! Ainda que titubeante, o comando era meu. As primeiras sensações de inclinar uma asa, de perceber uma curva sendo feita. O mundo se inclina levemente à frente e a visão periférica percebe mais céu de um lado e mais chão do outro. Os sentidos estão todos regulados para a máxima percepção. Não sei se ajuda ou atrapalha.

– Suavidade nos comandos, Flemming! Suavidade!

Ruy-Flemming-e-o-T-23-Uirapuru-AFA_Imagem-FAB

Esse primeiro voo é praticamente demonstrativo. O instrutor quer saber o quanto eu estudei e vai me apresentar a área de instrução, além de começar a passar para mim o básico do básico.

– Flemming, pega uma referência lá na frente e tenta manter a reta e a altitude.

Coisas simples são complicadas demais!

– Agora faça uma curvinha pela direita. Mantenha a altura.

Não vou dizer que tenha sido um desastre completo, longe disso, mas fui absorvendo cada dica do instrutor para reunir argumentos para o meu próximo voo mental.

O Pouso e o Voo Mental

– Flemming, de novo, pega leve nos comandos e me acompanha no pouso.

Agora sim! Voo mental depois do primeiro voo fica mais fácil!

Ruy-Flemming-e-o-T-23-Uirapuru-AFA_Imagem-FAB

O que eu teria pela frente era aprender e me safar dos temíveis três P, pane, parafuso e pouso.

Tudo o que tive pela frente como aviador foi absolutamente mágico!

Saulo Campos, obrigado pela dica para escrever sobre meu primeiro voo. Foi ótimo sintonizar minha memória nesse primeiro passo.

Ruy-Flemming-e-o-T-23-Uirapuru-AFA_Imagem-FAB
AeroJota

Se você é dono de peças, produtos ou serviços aeronáuticos, o Aerojota é o lugar ideal para você. Este é o maior site de classificados aeronáuticos do Brasil, onde seu público-alvo poderá encontrá-lo com facilidade. Ao anunciar no Aerojota, você aumenta suas chances de fazer bons negócios e alcançar novos clientes.

O Aerojota não é apenas para vendedores; é também um paraíso para entusiastas da aviação, colecionadores, decoradores e arquitetos. No site, você pode encontrar uma variedade de itens interessantes, como réplicas de hélices de 2,00 metros de diâmetro feitas em fibra de vidro, diversos instrumentos de aviãocapacetes para piloto e até aviões pedalinho infantil vintage.

Além de peças tradicionais, o Aerojota oferece quadros de avião em 3D feitos artesanalmente com peças de eletrônicos recicláveis. Esses itens não apenas são únicos, mas também promovem a sustentabilidade através da reutilização de materiais. É uma maneira excelente de decorar seu espaço com estilo e consciência ambiental.

Venha conhecer o Aerojota e descubra tudo o que temos a oferecer. Seja para comprar ou vender, nosso site é o melhor lugar para encontrar o que você procura no mundo da aviação.

AeroJota

Recent Posts

Aviadoras realizam mais uma edição do VIII Encontro das Mulheres na Aviação em São Paulo

Evento VIII Encontro das Mulheres acontece no dia 15 de março no Teatro Bor, em…

4 horas ago

Assista a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça, na cidade de Monte Mor-SP, pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo,…

7 horas ago

Esquadrilha Céu Revela sua Agenda de Shows Aéreos para 2025

Esquadrilha Céu Anuncia Datas das Suas Demonstrações Aéreas em 2025

8 horas ago

Cel Av Ruy Flemming: Voando com a ACRO: A magia da acrobacia aérea no Decathlon

Experiência única com a ACRO: Cambalhotas, força G e a paixão inigualável pelo voo acrobático.…

2 dias ago

Assista a 2a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo

3 dias ago

Caça KF-16 Sul-Coreano Lança Oito Bombas MK 82 Por Engano e Deixa Sete Feridos

Avião Militar Sul-Coreano KF-16 Lança Por Engano Oito Bombas MK 82 e Fere ao Menos…

4 dias ago