Segundo avião E190 E2 da Placar chega ao Brasil e amplia aposta em fretamentos no futebol

Jota

15 de dezembro de 2025

Placar-Linhas-Aereas-recebe-seu-segundo-aviao-EMBRAER-E190-E2_Imagem-Placar

A frota da Placar Linhas Aéreas voltou ao noticiário com a chegada de mais um jato da família Embraer E2 ao país. Além disso, o movimento ocorre em um momento em que a empresa já está habilitada a atuar no mercado de fretamentos, sob certificação da ANAC.

Placar-Linhas-Aereas-recebe-seu-segundo-aviao-EMBRAER-E190-E2_Imagem-Placar
Placar-Linhas-Aereas-recebe-seu-segundo-aviao-EMBRAER-E190-E2_Imagem-Placar

O site Nosso Palestra informou que a aeronave pousou no Aeroporto de Foz do Iguaçu no sábado, 13 de dezembro de 2025. Em seguida, o avião deve seguir para Sorocaba (SP), onde fica o hangar associado à operação.

Segundo o mesmo veículo, trata-se do segundo jato do mesmo modelo já usado pela empresa, o Embraer E190-E2. Por isso, a chegada sinaliza uma ampliação prática de capacidade, especialmente para a agenda de voos fretados.

A aeronave chegou ao Brasil identificada como PS-YVL, conforme publicações do setor que acompanharam o translado do jato. Já o primeiro E190-E2 da frota aparece citado como PS-LMP, recebido anteriormente pela empresa.

Além disso, análises publicadas por entusiastas e sites especializados indicam que o avião passou por etapas de preparação fora do país antes do voo de entrega. Esse tipo de processo costuma envolver inspeções, padronização de itens de cabine e ajustes documentais.

Um ponto central é a certificação obtida pela Placar junto à ANAC. Em 15 de agosto de 2025, a Agência publicou que a empresa passou a poder operar rotas comerciais não regulares no Brasil e na América do Sul.

O Diário Oficial também registrou o cumprimento de requisitos pela empresa e mencionou o Certificado de Operador Aéreo (COA), com base em ato divulgado na mesma janela de datas.

Com isso, a companhia pode ofertar e executar serviços de fretamento dentro do escopo autorizado. Ou seja, a operação deixa de depender apenas de uso próprio e passa a permitir contratação por terceiros, conforme regras aplicáveis.

A origem da empresa é frequentemente associada à presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e à ideia de atender deslocamentos esportivos. Inclusive, o Nosso Palestra afirmou que a Placar planeja ampliar a frota e citou que a empresa prestou esclarecimentos à ANAC por operações envolvendo o Vasco em julho de 2024.

De forma paralela, veículos do setor de turismo e aviação repercutiram a certificação e destacaram que a empresa inicia a operação com aeronaves da família Embraer E190-E2.

O E190-E2 costuma aparecer como escolha eficiente para rotas domésticas e regionais, além de permitir boa flexibilidade de configuração. Assim, para fretamentos de delegações esportivas, ele tende a combinar alcance e capacidade com operação mais simples do que jatos maiores.

Com o segundo jato em solo brasileiro, o mercado passa a observar a incorporação operacional e a agenda de voos nos próximos meses. O Segundo avião Embraer E190-E2 da Placar vira, portanto, um marco desta fase de expansão, sem depender de anúncios futuros para confirmar o movimento atual.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!