FAA e Boeing defendem segurança do switch do 787

Jota

22 de julho de 2025

Switches do Controle de Combustível do Boeing 787 Dreamliner

A segurança do switch de combustível do 787 voltou a ser discutida após a queda do voo AI171 da Air India. A aeronave caiu segundos após a decolagem em junho de 2025, matando 260 pessoas e ferindo outras 68. Segundo o relatório preliminar do Aircraft Accident Investigation Bureau AAIB indiano, os switches de controle de fluxo de combustível foram acionados logo após a decolagem, o que desligou os motores e levou à perda de velocidade e sustentação.

Switches do Controle de Combustível do Boeing 787 Dreamliner
Switches do Controle de Combustível do Boeing 787 Dreamliner

Segundo os dados da investigação, os dois switches que interrompem o fornecimento de combustível foram ativados durante a subida inicial. Essa interrupção causou a perda de potência, reduziu a velocidade e eliminou a sustentação necessária. Como resultado, a aeronave não conseguiu permanecer no ar. Normalmente, esse sistema só é utilizado em solo ou durante emergências controladas. Por isso, a ativação tão precoce levanta suspeitas sobre falha técnica ou ação humana.

Além disso, boletins técnicos divulgados pela FAA em anos anteriores voltaram a ganhar destaque após o acidente. Um deles, o SAIB NM-18-33, publicado em 2019, alertava sobre falhas semelhantes em outros modelos da Boeing, especialmente os 737 NG e 737 MAX. Segundo os relatos, diversos pilotos enfrentaram o acionamento involuntário dos switches durante turbulência severa ou forte vibração estrutural. Embora os mecanismos apresentem variações no design, todos utilizam a mesma base operacional e seguem fabricados pela Honeywell.

Apesar das semelhanças no projeto, a FAA garantiu que o Boeing 787 não apresenta condição insegura. O órgão segue monitorando o caso e, até agora, descarta a necessidade de emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade. Além disso, notificou autoridades como a ANAC e a EASA, mantendo os demais órgãos internacionais atualizados. Como ainda não há relatos de falhas semelhantes, a posição da agência permanece inalterada.

A Boeing também se pronunciou e reafirmou a segurança do switch de combustível do 787. Em nota enviada a clientes como o Grupo LATAM, a fabricante informou que não há registros de falhas semelhantes em outras aeronaves. Por isso, não recomenda substituições ou ações corretivas no momento.

Apesar das dúvidas, a associação ALPA India rejeitou as especulações sobre sabotagem deliberada. Alguns meios de comunicação insinuaram que um dos tripulantes desligou os motores de forma intencional. No entanto, a entidade exige clareza sobre a manutenção do sistema e pressiona a Air India por respostas concretas quanto ao cumprimento das recomendações emitidas pela FAA em 2019.

As autoridades já recuperaram o gravador de voz (CVR) e o gravador de dados de voo (FDR). A análise técnica desses equipamentos será fundamental para entender o que de fato ocorreu na cabine. Até que a leitura esteja completa, todas as hipóteses seguem em aberto. Enquanto isso, cresce a expectativa por respostas concretas.

Enquanto a investigação avança, a FAA e a Boeing continuam defendendo a segurança do switch de combustível do 787. Ainda assim, o relatório final será decisivo para identificar se houve falha técnica, erro humano ou ambos. Por isso, a indústria e os passageiros esperam com urgência por esclarecimentos conclusivos.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!