SGT da Base Aérea de São Paulo será membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

Jota

22 de junho de 2025

2o-SGT-MANOEL-Historiador-da-BASP

Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, terá um SGT da Base Aérea de São Paulo, como titular

O sargento Manoel Monteiro do Espírito Santo Júnior, simplesmente 2S Manoel, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi aprovado como membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). A escolha reconhece sua atuação na preservação da história da Base Aérea de São Paulo (BASP).

Além disso, o reconhecimento destaca sua contribuição para a memória institucional da Aeronáutica e o impacto cultural da Base Aérea na cidade de Guarulhos. Desde o início, o trabalho do SGT Manoel tem se pautado pela valorização do patrimônio histórico da FAB.

Além de militar, o SGT da Base Aérea de São Paulo é também escritor e integra a Academia Guarulhense de Letras. Sua trajetória une formação acadêmica em História e paixão pela cultura aeronáutica. Por isso, tornou-se um dos principais nomes ligados à defesa da memória pública.

2o-SGT-MANOEL-Historiador-da-BASP
2o-SGT-MANOEL-Historiador-da-BASP

Atualmente, ele está em curso de formação para ser oficial da FAB, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Sua formatura está prevista para o dia 8 de agosto de 2025. Já a cerimônia de posse no IHGSP ocorrerá em 12 de julho, sábado, às 10h00, na sede do Instituto, localizada no Centro Histórico de São Paulo.

“Ser indicado e aceito no Instituto é motivo de honra. Além disso, é a certeza de que a história de Guarulhos está sendo valorizada.
A Base Aérea de São Paulo impulsionou o crescimento da cidade desde 1945, eternizada até na canção ‘Trem das 11’, de Adoniran Barbosa.
Como historiador da BASP, liderar a construção do Salão Histórico foi uma missão que me marcou profundamente.
Agradeço à Força Aérea Brasileira, à Academia Guarulhense de Letras e ao Instituto pela oportunidade de representar, com dignidade, a memória da nossa aviação”, declarou.

O SGT da Base Aérea de São Paulo, Manoel Monteiro do Espírito Santo Júnior, conhecido como SGT Manoel, é amplamente reconhecido nos meios militar e acadêmico. Ele atua há 12 anos na BASP, acumulando funções como escritor, palestrante e pesquisador da história militar.

Essas características o conduziram naturalmente à função de historiador da Base. Com o tempo, sua dedicação e rigor transformaram seu trabalho em uma referência no meio militar. Desde então, ele se tornou um dos principais defensores da preservação da memória da BASP, fundada em 1941.

2o-SGT-MANOEL-Historiador-da-BASP
2o-SGT-MANOEL-Historiador-da-BASP

Além disso, ao unir conhecimento técnico e sensibilidade histórica, o sargento realizou um resgate consistente de documentos e registros da FAB. Como resultado, ele liderou com excelência a criação do Salão Histórico da BASP, hoje consolidado como um espaço de educação e identidade institucional.

Por fim, sua formação em História e sua atuação em instituições culturais reforçam seu papel como agente da valorização da memória nacional. A sua trajetória mostra que o compromisso com a história também é uma forma de servir ao país.

A missão do historiador da BASP vai muito além da preservação de objetos antigos. Ela representa o compromisso contínuo com a identidade institucional da Força Aérea Brasileira.

Durante seis anos, o SGT Manoel da Base Aérea de São Paulo dedicou-se à curadoria e catalogação de materiais históricos. Entre os itens preservados, estão documentos, fotos, uniformes e equipamentos que registram décadas de história da Base.

Além disso, seu trabalho incluiu pesquisas em fontes originais e visitas a arquivos históricos. Também houve contato direto com veteranos da unidade, o que permitiu recuperar relatos e registros importantes da trajetória da BASP.

Com esse esforço, o Salão Histórico da Base Aérea de São Paulo foi transformado em um elo entre gerações. Dessa forma, o sargento contribui para fortalecer a memória coletiva e valorizar a história da aviação militar brasileira.

Com a nomeação ao IHGSP, o SGT Manoel da Base Aérea de São Paulo entra para a história

Com a nomeação ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o SGT Manoel da Base Aérea de São Paulo – BASP -, passa a ocupar um espaço de reconhecimento público por sua dedicação à memória militar. Sua contribuição como historiador da BASP é, agora, também parte da história oficial paulista.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!