Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça cai em Santa Rita do Passa Quatro

Jota

30 de julho de 2025

Acidente-com-Aviao-da-Esquadrilha-da-Fumaca-A-29-Super-Tucano_Foto-Colaborador.

Na manhã desta quarta-feira, 30 de julho de 2025, um avião A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça caiu durante uma atividade aérea sobre a região de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. A aeronave realizava uma missão de rotina do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. Como resultado da falha, o piloto ejetou-se a tempo. Em seguida, equipes de resgate localizaram o militar com vida. Além disso, imagens começaram a circular nas redes sociais logo após o acidente.

Acidente-com-Aviao-da-Esquadrilha-da-Fumaca-A-29-Super-Tucano_Foto-Colaborador.
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Moradores da região registraram o momento da queda e compartilharam os vídeos em tempo real. Diversas páginas de notícias locais confirmaram o acidente na área entre Porto Ferreira e Descalvado, em uma zona de mata próxima à cidade de Santa Rita do Passa Quatro. No entanto, a Força Aérea Brasileira ainda não publicou nenhum comunicado oficial. Além disso, o estado clínico do piloto, seu nome e patente, não foram detalhadas até agora. Portanto, o cenário permanece indefinido enquanto as autoridades não se manifestam.

A Esquadrilha da Fumaça opera o Super Tucano A-29 desde 2013, ano em que aposentou os antigos T-27 Tucano para as demonstrações acrobáticas. O modelo da Embraer combina robustez, agilidade e desempenho em baixa altitude. Consequentemente, ele tornou-se a principal aeronave de acrobacia militar do país. Além de suas manobras precisas, o A-29 também serve como aeronave de treinamento avançado na Força Aérea. Embora seja amplamente confiável, o esquadrão já enfrentou acidentes com esse tipo de avião, incluindo uma queda fatal em 2013 e uma ejeção segura em 2022.

Como ocorre em todos os casos envolvendo aviões militares, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deverá abrir um inquérito para apurar o que motivou a queda. O órgão da Aeronáutica costuma avaliar diversos fatores, como condições meteorológicas, procedimentos operacionais e desempenho técnico da aeronave. Dessa forma, o processo busca apontar com precisão o que levou ao acidente. Embora a investigação costume durar meses, os relatórios preliminares são geralmente divulgados nos primeiros dias.

A operação do Super Tucano pela Esquadrilha da Fumaça representa um dos maiores símbolos da aviação militar brasileira. Por esse motivo, a queda em Santa Rita do Passa Quatro reforça a importância de uma apuração completa e transparente. Ao longo das próximas horas, a comunidade aeronáutica deverá acompanhar atentamente os desdobramentos. Enquanto isso, a expectativa gira em torno de um posicionamento oficial da FAB sobre o incidente, que poderá esclarecer o ocorrido e indicar os próximos passos.

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