Com a chegada da temporada de chuva, cuidado com pouso em pistas molhadas. Fique mais atento ao pouso e redobre a atenção. Siga as dicas abaixo e bom pouso.
1- Procure pousar em pistas com ‘grooving*’;
2- A velocidade de pouso deve ser a menor possível;
3- Depois do toque de trem de nariz, o freio deve ser aplicado moderadamente e não de forma abrupta;
4- O controle direcional deve ser mantido com o ‘rudder*’ até que perca sua efetividade;
5- Se houver suspeita de aquaplanagem, puxe o manche para trás e use o arrasto aerodinâmico para desacelerar a aeronave até que os freios se tornem efetivos;
6- Aplicar os freios de maneira correta é essencial. A maneira de saber a força exata de aplicação dos freios é empurrar os pedais até o ponto em que sinta o início do sistema antitravamento ‘anti-skid*’. Ao primeiro sinal de sua ação, deve-se soltar os freios e permitir que as rodas girem para novamente aplicar pressão correta aos pedais;
7- Por fim, em caso de vento cruzado, fique atento, pois a aeronave tenderá aproar o vento enquanto escorrega pelo asfalto.
*Grooving – Ranhuras feitas no asfalto para drenar a água de chuva e auxiliar melhor os pneus para a frenagem.
*Rudder – Leme da Aeronave.
*Anti-skid – Antiderrapante. Sistema instalado em algumas aeronaves.
Fique vivo, voe padrão Cmte.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…
Muitas Perguntas, Poucas Respostas. O que já se sabe sobre a colisão em voo das…
Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…
Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…
Acidente aéreo nos EUA, infelizmente, não deixou sobreviventes
Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas