Incidentes Aéreos

Transcrição da fonia do F-5EM Pampa Vermelho com pane no motor em Porto Alegre

Na noite de 5 de maio de 2025, a fonia do F-5EM Pampa Vermelho com pane em Porto Alegre revelou um momento crítico da aviação militar. O caça da Força Aérea Brasileira declarou urgência após enfrentar uma falha no motor esquerdo, que não estava reduzindo como esperado.

Por esse motivo, o piloto solicitou prioridade de pouso e era acompanhado por um segundo caça F-5EM de apoio. Além disso, o tráfego aéreo civil foi imediatamente reorganizado, incluindo voos da LATAM, para garantir a segurança da operação.

Enquanto isso, o episódio foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Câmera Aeroporto Porto Alegre BrAmigo, tornando-se um registro valioso para profissionais e entusiastas da aviação.

Aviao-F-5EM-FAB_Foto-A.-Soares-FAB.

Durante a transmissão, a fonia mostrou uma comunicação precisa e profissional. O piloto informou que o motor esquerdo seguia acelerado mesmo com tentativas de redução. Por esse motivo, foi necessário cuidado adicional no procedimento.

O piloto também confirmou que não havia armamento a bordo, o que eliminou riscos adicionais à operação. O controle, por sua vez, manteve calma e clareza, ajustando altitudes, orientando aeronaves civis e transferindo a frequência para a Torre da Base Aérea de Canoas (BACO).

Enquanto isso, a torre confirmou visual dos caças, vento calmo e o acompanhamento de viaturas de emergência já posicionadas para o pouso

O F-5EM pousou com sucesso na pista 13 da Base Aérea de Canoas. O piloto, identificado como “Ás”, relatou que a falha foi no motor esquerdo, que não desacelerava. Portanto, a abordagem exigiu perícia adicional.

Após o pouso, a torre da BACO pediu mais detalhes. O piloto explicou que tentou reduzir o motor, mas este continuou acelerando. A operação foi concluída sem incidentes adicionais, e o tráfego aéreo civil foi retomado com segurança.

Aviao-F-5EM-FAB_Foto-Sgt-Johson-FAB

00:11 – Pampa Vermelho: “Controle, Pampa Vermelho. Temos um problema no motor esquerdo que não está reduzindo. Solicitamos prioridade para aproximação.”
00:58 – Controle: “LATAM 3158, inicie espera devido a tráfego militar em emergência.”
01:25 – LATAM 3158: “LATAM 3158, iniciando espera conforme solicitado.”
01:53 – Pampa Vermelho: “Solicitamos ajuste de aproximação devido à pane.”
02:06 – Pampa Vermelho: “Confirmamos pane no motor esquerdo. Não está reduzindo como esperado.”
02:28 – Pampa Vermelho: “Esta é a aeronave do Ás, acompanhada pelo número 2.”
02:50 – Controle: “LATAM 3158, mantenha espera a 4.000 pés (1,22 quilômetros) sobre fixo 012.”
03:39 – Controle: “Pampa Vermelho, há armamento a bordo?”
03:40 – Pampa Vermelho: “Negativo, sem armamento a bordo.”
03:51 – Controle: “Pampa Vermelho, está na final?”
03:52 – Pampa Vermelho: “Afirmativo, na final.”
03:54 – Controle: “Transfira agora para frequência da Torre da BACO.”
04:20 – Pampa Vermelho (Ás): “Intenção de pouso na pista 13 da Base Aérea de Canoas.”
04:38 – Controle: “LATAM 3424, mantenha 5.000 pés (1,52 quilômetros) na aproximação.”
05:25 – LATAM 3158: “Solicitamos esclarecimento sobre a sequência de aproximação após o pouso da Força Aérea.”
06:00 – Torre BACO: “Vento calmo. Visual dos caças com farol aceso.”
06:40 – Torre BACO: “Viaturas acompanhando o Ás Pampa Vermelho na pista.”
07:25 – Pampa Vermelho: “Pouso controlado realizado.”
07:54 – LATAM 3158: “Continuando procedimento conforme autorizado.”
07:59 – Controle: “LATAM 3424, inicie vetoração para aproximação após LATAM 3158.”
09:32 – Torre BACO: “Solicitamos detalhes adicionais sobre a pane.”
09:34 – Pampa Vermelho: “Motor esquerdo apresentou pane; tentativa de redução resultou em aceleração contínua.”
10:48 – Pampa Vermelho 2: “Pampa Vermelho 2 em fonia para pouso.”

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, em 2022, o processo de retirada dos caças F-5EM/FM. A previsão, no entanto, é concluir a desativação até 2029.

Esse planejamento está documentado no PCA 400-200, que define as diretrizes da transição. Por isso, a substituição já está em andamento com os novos F-39E/F Gripen.

O F-5, em operação desde 1975, passou por um extenso programa de modernização. Mesmo assim, seu ciclo operacional se aproxima do fim por limitações estruturais e tecnológicas.

Além disso, a chegada dos Gripen representa um salto qualitativo na defesa aérea. Os novos caças trazem radar AESA, guerra eletrônica e comunicações criptografadas.

Por esse motivo, a FAB considera o Gripen essencial para manter a soberania aérea. Afinal, o modelo atende às necessidades estratégicas e operacionais do Brasil.

Enquanto isso, a produção nacional ocorre em parceria com a Embraer e fortalece a Base Industrial de Defesa. Isso também impulsiona a transferência de tecnologia e empregos.

Segundo a FAB, todas as 36 unidades do primeiro lote devem ser entregues até 2027. Além disso, há expectativa pela confirmação de um segundo lote.

Portanto, a substituição do F-5 pelo F-39E é mais do que uma simples renovação: é um marco na modernização da aviação de combate brasileira.

A fonia completa pode ser assistida no canal Câmera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos, responsável pela captação e transmissão em tempo real do incidente:

Crédito: Canal Câmera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos

Conheça e Anuncie no Maior site de Classificados Aeronáutico do Brasil: AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

ANAC suspende provas teóricas por falta de recursos para pagar a FGV

ANAC suspende provas teóricas: impacto para a aviação civil

4 horas ago

Laudo do CENIPA aponta falhas e restrições médicas em piloto de acidente com o monomotor PT-FLK em Belo Horizonte

Laudo do CENIPA detalha histórico médico e falhas do piloto no acidente de 11 de…

7 horas ago

10º Arraiá Aéreo 2025 Inspirando Gerações: atrações aéreas e horários divulgados

Tudo pronto para o 10º Arraiá Aéreo 2025 Inspirando Gerações

23 horas ago

Saab avalia riscos da aproximação do Brasil com a Rússia para o programa Gripen

Gripen em foco: Brasil e Rússia preocupam a Suécia

1 dia ago

Azul irá suspender rotas internacionais a partir de agosto durante recuperação judicial

Azul irá suspender rotas internacionais a partir de agosto, visando otimizar a eficiência operacional durante…

1 dia ago

F-39E, KC-390 e Duas Demonstrações da Esquadrilha da Fumaça no 10º Arraiá Aéreo 2025 Bauru

10º Arraiá Aéreo 2025 Bauru: atrações confirmadas e novidades imperdíveis

1 dia ago