FAB conclui missão inédita com transporte de helicópteros H-50 no KC-390
Missão da FAB marca primeiro transporte de helicópteros H-50 no KC-390
Operação “Gavião de Tróia” marca missão inédita no KC-390
O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus realizou, no domingo (21/12), uma missão inédita. Dessa forma, a atividade integrou a operação “Gavião de Tróia”. Nessa missão, a unidade executou o carregamento e o transporte de dois helicópteros H-50 Esquilo no interior do KC-390 Millennium FAB 2658. Além disso, a ação ocorreu pela primeira vez nesse formato. Ao todo, os helicópteros empregados foram o H-50 FAB 8760 e o H-50 FAB 8786.

Embarque ocorreu na Base Aérea de Natal
As aeronaves H-50 Esquilo pertencem ao Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião. Por isso, o procedimento de embarque ocorreu na Base Aérea de Natal (BANT). Ali, os helicópteros passaram pela preparação necessária para o carregamento. Depois disso, o KC-390 cumpriu a etapa de deslocamento prevista. Em seguida, ele transportou os dois H-50 até o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA SP).
Tripulação destaca desafio e resultado operacional
O comandante do KC-390, Capitão Aviador Isaias da Silva Torres, comentou o resultado da operação, ele destacou a complexidade do trabalho realizado pela tripulação. “Carregar e transportar dois helicópteros H-50 no KC-390 foi inédito e bastante desafiador para a tripulação, porém o sucesso dessa operação ampliou significativamente a capacidade de mobilidade da FAB. Isso demonstra a versatilidade e o potencial do KC-390 como vetor estratégico”, afirmou.
Missão reforça a capacidade logística da FAB
Com isso, a missão reforçou a capacidade da Força Aérea Brasileira (FAB) em operações logísticas de alta complexidade. Em especial, isso vale quando o deslocamento envolve meios que exigem atenção e planejamento. Por esse motivo, a atividade também reafirma o KC-390 Millennium como ferramenta estratégica. Além disso, o vetor segue relevante para o transporte de equipamentos sensíveis e tropas. Assim, a FAB amplia sua flexibilidade em missões que exigem mobilidade e eficiência.

Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Johny lucas
Texto e Fotos: 1º GTT
Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!





