No último dia 22 de outubro 2024, um avião caça da Força Aérea Brasileira, Northtrop F-5EM matrícula FAB 4866, pertencente ao 1º Grupo de Aviação de Caça (1oGAvCA). Esquadrão JAMBOCK, com sede na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), apresentou problemas no motor, já em processo de investigação pelo CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, no procedimento de subida, sendo avistado muito fogo na parte de trás da aeronave.
Tudo indica pelas imagens divulgadas em redes sociais, que o Piloto da FAB, tentou ganhar altura com o Caça para retorno a Base Aérea de Natal (BANT), de onde havia decolado instantes antes, com outro caça, em exercício de treinamento, para participação da CRUZEX 2024 – Cruzeiro do Sul Exercise, que será entre os dias 03 e 15 de novembro 2024, com a participação de 16 países convidados, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves de diversos tipos e modelos.
O F-5EM, um caça leve com grande capacidade de manobra, é projetado para missões de combate ar-ar e ar-solo, e, por isso, a sua operação requer intenso treinamento. O foco do exercício era a execução de manobras de combate simulado, onde os pilotos poderiam aplicar táticas conhecidas em situações de pressão elevada e performar sob um ambiente controlado.
No dia do acidente com o F-5EM FAB 4866 fabricado em 1972, o voo começou em uma manhã relativamente tranquila em Natal–RN. A aeronave, pertencente à Força Aérea Brasileira, seguia protocolarmente as operações designadas. Contudo, durante a fase de subida inicial, o piloto começou a perceber anomalias significativas no desempenho do motor. O sistema de controle de voo da aeronave indicava problemas, levando à declaração de emergência ou “mayday”, “mayday”, “mayday”.
Com o aumento da altitude, as dificuldades técnicas tornaram-se mais evidentes. Os instrumentos a bordo sinalizavam irregularidades, e o motor começou a apresentar falhas progressivamente mais graves. O piloto, que conta com ampla experiência, tentou uma série de manobras para reverter a situação. No entanto, a condição do motor se deteriorou rapidamente, culminando em um incêndio na parte traseira da fuselagem que, em questão de instantes, tornou-se incontrolável.
Em face dessa adversidade, o piloto do caça tomou a difícil decisão de ejetar-se da aeronave, mas antes apontou o caça para uma região desabitada a sua frente. O processo de ejeção foi realizado com precisão. Ao acionar o mecanismo de ejeção, o piloto foi lançado para fora da cabine em uma fração de segundos, deixando para trás uma aeronave já comprometida. As condições de ejeção foram favoráveis, uma vez que o sistema funcionou adequadamente e o paraquedas de emergência abriu logo após o lançamento.
O resgate do piloto foi imediato. Uma equipe de emergência, previamente treinada para esse tipo de ocorrência, se deslocou rapidamente para a zona da ejeção. Um helicóptero H-36 Caracal de Busca e Salvamento, da Força Aérea Brasileira, chegou ao local minutos depois, com uma equipe de salvamento. Ao ser recuperado, o piloto estava com dores no ombro, um pouco atordoado, e fisicamente bem e sua condição geral era estável, evidenciando a importância dos protocolos de segurança e da formação adequada dos profissionais envolvidos na aviação militar.
Logo após o incidente, uma equipe de investigação foi mobilizada para realizar a coleta de dados, com enfoque na análise das circunstâncias que levaram ao problema com o motor da aeronave. O local do acidente foi meticulosamente examinado para reunir informações cruciais que pudessem esclarecer a situação.
Durante a investigação, uma peça significativa foi encontrada na pista de decolagem que poderia ter sido um fator contributivo para a falha do motor. Essa descoberta não só indicou uma possível causa do acidente. A equipe de investigação, composta por especialistas da FAB, iniciou a análise dessa peça com outros dados coletados para entender melhor como o incidente se desenrolou e para identificar quaisquer falhas operacionais ou de procedimento.
O comprometimento com a investigação e a análise rigorosa dos dados são fundamentais para evitar a recorrência de incidentes semelhantes no futuro.
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta terça-feira (22/10), uma aeronave F-5M se acidentou em Natal–RN, durante um voo de treinamento. O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.”
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