Categories: Notícias

Uma regra fundamental do voo VFR é VER e ser VISTO / Piloto de Helicóptero Ruy Flemming

Vai voar VFR em Espaço G?

Pode mudar e, mudar ou não, é uma questão que está ao seu alcance.

Particularmente sou contra qlqr burocracia.

Vai voar VFR em Espaço G?

Uma regra fundamental do voo VFR é “ver e ser visto”.

Isso pode acontecer de diversas formas e, basicamente, estamos falando em simplesmente cumprir regras.

Se a gente der uma olhada na AIC N 33/18, está tudo lá.

Tem as REA sugeridas e as obrigatórias.

Os caminhos mais congestionados foram transformados em duas REA. Uma vai outra vem.

Para as REA de mão dupla, a regra é voar deslocado à direita do centro dela.

Faróis devem permanecer acesos durante todo o voo, bem como manter o transponder ligado.

A fraseologia, que é outra forma de “visualizar” outra aeronave, ficou enxuta.

De onde vem, pra onde vai, altitude e matrícula.

Só isso.

Matrícula no final e sem aquele papo inicial de “para coordenação na frequência de coordenação Sul em uno dois meia decimal meia cinco zero”, blá, blá, blá.

Acho interessante o movimento de alguns para burocratizar o voo VFR que funciona muito bem na auto-coordenação.

O DECEA quer saber se os pilotos que voam VFR em Espaço G querem ou não FIS em seus deslocamentos.

– Falam em prestar serviços de informações meteorológicas, nada que meu radar a bordo e, principalmente, as dicas de outros pilotos não resolvam de forma mais eficiente e em tempo real.

– Falam em dizer as condições de operações em aeródromos.

Quais aeródromos?

Paraty? Ubatuba? Frade? Laranjeiras?

O FIS vai falar de Congonhas e Marte.

– Falam em risco de colisão entre aeronaves “conhecidas” e acrescentam que as informações costumam ser “imprecisas ou incompletas” e termina dizendo que o serviço FIS não pode assumir responsabilidades por sua exatidão.

Pra que esse FIS para ANV voando VMC em Espaço G?

Particularmente não quero mais essa burocracia pra mim.

Vai voar VFR? Então veja e seja visto. A regra é clara. É só cumprir.

Vai sair novidade, vc participando ou não.

Se preferir opinar, a hora é essa.

Bons voos pra vc.

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DE VOO – FIS


Abraço

Flemming

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

2 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

3 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

3 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

3 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

4 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

4 dias ago