Restauração de Aeronaves

Vai começar o restauro, pelos Veteranos da Força Aérea Brasileira de duas Aeronaves Militar, na Base Aérea de São Paulo (BASP).

Tudo certo para o início da restauração das duas Aeronaves Militares na Base Aérea de São Paulo – NA AT-6 FAB 1478 e AT-26 Xavante FAB 4585 / AeroJota Classificados.

AeroJota_NA-T-6-FAB-1478

Depois de meses de planejamento, está previsto o início, nos dias 27 e 28 ABR 2024, do processo de restauração de duas aeronaves militares históricas na Base Aérea de São Paulo (BASP). Os responsáveis por essa importante tarefa serão os veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB) AVFAB, em parceria com voluntários e empresas parceiras.

As Aeronaves em Restauração

As aeronaves que passarão pelo processo de restauração são o North American AT-6 prefixo FAB 1478 e o AT-26 Xavante prefixo FAB 4585. Ambas são consideradas ícones da Força Aérea Brasileira e possuem grande valor histórico., 

AeroJota_NA-AT-6-FAB-1478

O Avião North Américan T-6 chegou na Força Aérea Brasileira em 1942. Essa aeronave foi muito importante na formação de muitos pilotos da FAB em sua época. Chegou também a equipar o Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA -, também conhecidos como Esquadrilha da Fumaça, sob o comando do lendários Coronel Aviador BRAGA.

O AT-6 prefixo FAB 1478 foi utilizado pela Quadragésima Primeira Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, conhecida como “41 ERA – Vampiros”.  com a designação de NA AT-6, como aeronave de ataque e treinamento, no 41 ERA, essa aeronave foi retirada do seviço ativo da FAB em 1970, com a desativação também do 41 ERA. Essas aeronaves tiverem um papel importante quando estavam ativas na Base Aérea de São Paulo (BASP) 

AeroJota_AT-26-Xavante-FAB-4585

O AT-26 Xavante prefixo FAB 4585 número de série 77127370 voou com sua pintura camuflada no Primeiro do Décimo Grupo de Aviação ( 1º/10º GAv ) – Esquadrão POKER e no Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque ( 4º EMRA ) – Operações Aéreas Especiais. Essa aeronave também será restaurada, incluindo lavagem, lixamento, repintura camuflada e a colocação dos emblemas das unidades aéreas que voaram com esse modelo de avião.

O Projeto de Restauração

Para tornar esse projeto de restauração uma realidade, os veteranos da Força Aérea Brasileira –https://www.facebook.com/avfab.oficial -,  buscaram a ajuda de voluntários, empresas parceiras e o apoio da Base Aérea de São Paulo ( BASP ). Além disso, foi necessário buscar ajuda financeira para a compra de todo o material necessário para a restauração.

AeroJota_NA-T-6-FAB-1478

A BASP desempenhou um papel fundamental nesse projeto, através do apoio do Graduado Master Sub Oficial Humberto, do Esquadrão de Infraestrutura (EIE) e do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) da Base. Também foram essenciais as contribuições das empresas parceiras, como a loja de tintas Rio Brilhante – https://www.instagram.com/tintasriobrilhante_/ -, que forneceu todas as tintas, lixas, fitas adesivas e demais produtos necessários. A Divulgraf – https://www.instagram.com/divulgraf/ -, contribuiu com adesivos, emblemas e lonas adesivadas com o emblema da BASP. O artista plástico Fábio Aranha, da empresa Fábio Artes Festas – https://www.facebook.com/fabioartefesta.ricardo, realizando o trabalho de pintura de vários detalhes das duas aeronaves. Além disso, o veterano da FAB, Daniel Colturado, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA SP), será responsável pelas pinturas nos dois aviões, juntamente com sua equipe. O veterano do Exército Brasileiro, Fernando, da empresa Feeh Arts Design – https://www.instagram.com/feehartsdesign/,  redesenhou os emblemas militares dos aviões em um programa de computador.

AeroJota_Adesivos-AT-6-e-AT-26-Xavante

Todos os veteranos da Força Aérea Brasileira que se voluntariaram para esse projeto são fundamentais para o sucesso da restauração das aeronaves. Sem a ajuda dessa equipe dedicada, esse projeto não poderia ser realizado.

Conclusão

A restauração das aeronaves NA AT-6 e AT-26 Xavante na Base Aérea de São Paulo é um projeto de grande importância histórica e cultural. Graças ao trabalho dos veteranos da Força Aérea Brasileira, voluntários e empresas parceiras, essas aeronaves poderão ser preservadas e continuar contando a história da aviação militar brasileira.

AeroJota_AT-6-e-AT-26-Xavante-BASP.

Para saber mais sobre esse projeto de restauração, acesse o link a seguir:
https://aerojota.com.br/noticias/.

Para conhecer mais sobre a 41 ERA, 4º EMRA e 1º/10º GAV, acesse os links abaixo: https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2020/12/29/esquadrilha-de-reconhecimento-e-ataque-41-esquadrilha-vampiros/

https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2021/01/14/embraer-emb-326gb-at-26-xavante/.

Também é possível assistir a um vídeo produzido pelo Comandante Claudio Luchesi da revista Asas, através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=jslqu83ccx0.

Como ajudar.

Se você deseja contribuir para a reforma dos aviões T-6 FAB 1478 e AT-26 Xavante FAB 4585, existem várias maneiras de ajudar:

  1. Fazendo uma doação financeira: qualquer quantia é bem-vinda e será utilizada exclusivamente para a reforma dos aviões.
    Banco: 461 – Asaas I.P S.A – Agencia: 0001 – Conta: 3296568-3 – Titular: ASSOCIACAO DOS VETERANOS DA FORCA AEREA BRASILEIRA – AVFAB – Chave PIX CNPJ: 30.910.237/0001-70. Identifique a sua contribuição escrevendo AVIÕES.
  2. Divulgando a campanha: compartilhe essa iniciativa em suas redes sociais e com amigos e familiares para aumentar a visibilidade e alcançar mais pessoas interessadas em ajudar.
  3. Oferecendo serviços ou materiais: se você possui habilidades ou recursos que podem ser úteis na reforma dos aviões, entre em contato com os veteranos da FAB para discutir possíveis formas de colaboração.

Para saber mais sobre como ajudar e fazer uma doação, você pode entrar em contato com os veteranos da FAB através do telefone Whats +55 11 9 4235-1984 ou por meio das redes sociais da AVFAB – https://www.facebook.com/avfab.oficial.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

24 horas ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

1 dia ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

2 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

3 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

5 dias ago