Você lembra como era?
Vai voar?
Prestenção!
Vc lembra como era?
Pegar o telefone e tentar inúmeras vezes até que um Operador da Sala AIS pudesse atender vc. Mas já tinha sido muito pior! A gente tinha que ir pessoalmente a uma Sala AIS, lembra?
Internet?!? O que é isso?!? Um PLN via aplicativo??? Nem pensar! Só que não! Um dia a coisa evoluiu e o primeiro PLN via Internet aconteceu. Foram tantos ajustes que antecipamos os trabalhos pra acontecer aquela decolagem VFR em mais de duas horas!
Se estiver noturno, em vez de 600 pés, só poderia decolar ou pousar se o teto for de 1.000 pés.
Vc é piloto habilitado, mas se estiver voando uma aeronave single pilot, não poderia registrar suas horas de voo, mas o comandante de tripulação composta registra suas horas, mesmo que estivesse fora da cabine em seu merecido descanso.
Vc jamais cometeu uma infração, mas um dia a coisa acontece. Não importava seu histórico de 20 mil horas voadas arrumadinho! No primeiro erro a cipoada vinha forte! Advertência? O que é isso? Multa e ponto final.
Vem cá. Precisa mesmo de um PLN VFR em todas as situações? E se eu decolar sem plano de voo? Que diferença vai fazer na coordenação de tráfegos e no acionamento do serviço SAR, se alguma coisa der errado?
Se for experimental, não pode pousar ou decolar se o aeroporto estiver em área densamente povoada. Afinal, o que é uma área densamente povoada?
Cada vez que alguma autoridade complica, tem alguém disposto a juntar argumentos pra descomplicar.
Aquela regra “nada a ver”, que vc cumpre só pq ela existe, é um prato cheio pro aviador mais atento e disposto a simplificar. Muito antes do Voo Simples. Desde sempre!
Meu prezado aviador. Não fosse o propósito de tanta gente em fazer a coisa melhor, a gente estaria vivendo num ambiente muito pior.
Gostei demais do tal do Voo Simples, mas o melhor é tem muita gente muito boa que sempre pensou em simplificar nossos voos.
Bom voo pra gente!
Abraço
Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico á frente!
Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR