INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Veteranos da FAB, Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira AVFAB, começaram o processo de lavagem, limpeza e lixamento do FAB 4585 um AT-26 Xavante exposto na BASP.

Nesse final de semana teve início a lavagem, limpeza e lixamento da aeronave AT-26 Xavante prefixo FAB 4585, para receber sua pintura e exposto em frente ao prédio do Comando da Base Aérea de São Paulo BASP / AeroJota

AeroJota_AT-26-Xavante-FAB-4585
AeroJota_AT-26-Xavante-FAB-4585

No último final de semana, teve início a lavagem, limpeza e lixamento da aeronave fabricada pela Embraer AT-26 Xavante, prefixo FAB 4585, número de série 77127370 exposta em frente ao prédio do Comando da Base Aérea de São Paulo (BASP). Os veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB), através da Associação dos Veteranos da FAB (AVFAB), deram início ao processo de preparação para pintura dessa segunda aeronave.

O AT-26 Xavante na FAB

O AT-26 Xavante foi amplamente utilizado pela Força Aérea Brasileira, tanto para treinamento de pilotos militares quanto para ataque leve nos esquadrões por onde passou. Além disso, também foi utilizado como esquadrilha de demonstração aérea.

Em fins de 1981, quando a Esquadrilha da Fumaça estava temporariamente desativada, o Comando da Aeronáutica autorizou o início das atividades da Esquadrilha “Alouette”, composta por sete aviões AT-26 Xavante do 2º/5º GAV. Esses aviões receberam equipamentos para soltar fumaça e pintura personalizada, a fim de se diferenciarem das outras aeronaves da unidade. A Esquadrilha Alouette realizou inúmeras apresentações em diversas localidades, surpreendendo a todos pelo arrojo das manobras e a perícia de seus pilotos.

Com a reativação da Esquadrilha da Fumaça em outubro de 1983, a Esquadrilha Alouette perdeu sua finalidade e foi gradualmente desativada, encerrando um capítulo interessante no emprego dessa robusta e versátil aeronave.

Homenagem aos Esquadrões na BASP

AeroJota_AT-26-Xavante-FAB-4585
AeroJota_AT-26-Xavante-FAB-4585

A Base Aérea de São Paulo (BASP) possui um exemplar do AT-26 Xavante como monumento em frente ao prédio do Comando, como forma de homenagear dois esquadrões que passaram pela BASP no passado. O primeiro é o Primeiro do Décimo Grupo de Avição – 1º/10º GAv – (Esquadrão Poker), e o segundo é o 4º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (4º EMRA), responsável por operações aéreas especiais.

Os veteranos da FAB, em parceria com voluntários, lavaram, lixaram e limparam a aeronave durante o último final de semana, entre os dias 04 e 05 de maio. A aeronave receberá uma nova camada de pintura, bem como os emblemas dos dois esquadrões mencionados.

Como ajudar

Se você deseja contribuir para a reforma dos aviões NA T-6 FAB prefixo 1478 e o Embraer AT-26 Xavante prefixo FAB 4585, existem várias maneiras de ajudar:

  • Fazendo uma doação financeira: qualquer quantia é bem-vinda e será utilizada exclusivamente para a reforma dos aviões. Os dados bancários para a doação são: Banco: 461 – ASAAS I.P S.A – Agência: 0001 – Conta: 3296568-3 – Titular: Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira – AVFAB. Utilize a chave Pix CNPJ 30.910.237/0001-70 e identifique sua contribuição escrevendo “aviões”.
  • Divulgando a campanha: compartilhe essa iniciativa em suas redes sociais, com amigos e familiares para aumentar a visibilidade e alcançar mais pessoas interessadas em ajudar.
  • Oferecendo serviços ou materiais: se você possui habilidades ou recursos que podem ser úteis na reforma dos aviões, entre em contato com os veteranos da FAB para discutir possíveis formas de colaboração.

Para saber mais sobre como ajudar e fazer uma doação, entre em contato com os veteranos da FAB através do telefone ou das redes sociais da AVFAB. https://www.facebook.com/avfab.oficial



Como agradecimento para essa etapa e nesse avião AT-26 Xavante prefixo FAB 4585, vamos citar os nomes dos voluntários:

– GRADUADO MASTER SO HUMBERTO

VET. CARLOS ROBERTO MUNHOZ
– VET. DONATO PEREIRA NETTO

– VET. DOUGLAS APARECIDO GREGÓRIO
– VET. GILMAR SILVA
– VET. GILSON JACINTHO
– VET. JOSÉ ANTONIO DA SILVA
– VET. JOSÉ CARLOS CARNEIRO
– VET. JOSIEL MORAIS DOS SANTOS
– VET PAULO ROGÉRIO ELIAS LEÃO

– VET. WAGNER TADEU FRATTI
– VET. WALDECER MARTINS ROSA DENTELO

– CIV – CARLOS do Portal de Aviação AEROIN.

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.