INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Avião da Segunda Guerra Mundial ganha praça e vira símbolo de Canarana–MT

O avião da Segunda Guerra Mundial em Canarana–MT, modelo Douglas DC-3, se tornou um dos símbolos mais reconhecíveis da cidade. Desde 1981, a aeronave está exposta na Praça Siegfried Roewer. No entanto, sua trajetória vai muito além da exibição pública. Afinal, ela atravessou guerras, fronteiras e décadas de serviço, conectando-se à história da aviação mundial e ao desenvolvimento do interior do Brasil.

Um-Aviao-da-Segunda-Guerra-Mundial-que-ganhou-uma-Praca-em-Canarana-MT
Um-Aviao-da-Segunda-Guerra-Mundial-que-ganhou-uma-Praca-em-Canarana-MT

Fundada em 1972 como um projeto de colonização cooperativista liderado por Norberto Schwantes, Canarana fica no leste de Mato Grosso. A cidade está localizada a cerca de 633 km de Cuiabá e 325 km de Barra do Garças. Em 1975, o local tornou-se oficialmente município e foi emancipado em 1979.

Atualmente, a cidade de Canarana–MT possui aproximadamente 25 mil habitantes. Sua economia é fortemente voltada ao agronegócio, especialmente à produção de soja e milho. Além disso, o comércio e os serviços também crescem de forma consistente. Além disso, os rios Sete de Setembro e Culuene atravessam a região, o que reforça o potencial turístico local. A cidade ainda realiza eventos culturais, festas religiosas e abriga monumentos urbanos — como o famoso avião da Segunda Guerra Mundial.

Da guerra na Europa ao interior do Brasil: a longa jornada do Dakota III

A Douglas Aircraft Corporation fabricou o avião em 1944, nos Estados Unidos. Ele saiu da fábrica com o número de série 12.303 e foi entregue à Força Aérea Americana com o prefixo 42-92496. Poucas semanas depois, a Royal Air Force britânica assumiu a operação da aeronave. A partir desse momento, ela passou a ser conhecida como Dakota III, com o novo registro FZ 697.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o DC-3 operou a partir da base aérea de Leicester East, no Reino Unido. Ali, integrou a 107ª Unidade de Treinamento Operacional e, mais tarde, a 1333ª Unidade de Transporte. Após o conflito, o avião foi transferido para a base de Syerston, onde finalizou sua missão militar. Com isso, abriu-se espaço para que a aeronave seguisse sua jornada em tempos de paz.

Em julho de 1946, uma empresa canadense chamada Canadian Ltd. comprou o Dakota III. Pouco depois, ele chegou ao Brasil para atuar nas Linhas Aéreas Natal com o prefixo PP-JAB. Em dezembro de 1950, a Real Transportes Aéreos absorveu a companhia e rebatizou a aeronave como PP-YPU.

O avião seguiu ativo mesmo após a Varig adquirir a Real, em 1961. Mais tarde, em 1969, a empresa Caraíba Metais S.A., do grupo de Baby Pignatari, comprou o DC-3 e manteve o prefixo. Em maio de 1976, a Cooperativa de Colonização 31 de Março (COOPERCOOL), sediada em Barra do Garças–MT, adquiriu a aeronave para uso regional.

Entre 1975 e 1980, o avião ficou conhecido na região como “A VACA” — sigla de Viação Aérea Canarana. Nessa fase, ele transportou agricultores, técnicos e moradores interessados em participar do processo de colonização do leste de Mato Grosso. Portanto, embora não tenha trazido os primeiros habitantes da cidade, o DC-3 exerceu papel logístico crucial no período de expansão. Assim, ficou definitivamente marcado na memória da comunidade local.

De relíquia da aviação a monumento urbano preservado

O avião encerrou suas atividades em 1980. No ano seguinte, o gerente da COOPERCOOL, Guido Afonso Rauber, apresentou uma ideia ousada: transformar a aeronave em monumento público. Ele se inspirou em uma praça com avião localizada em Canoas–RS. A proposta recebeu apoio imediato do presidente da cooperativa, Bertholdo Grubert, e do administrador municipal, Luiz Cancian.

A Prefeitura Municipal coordenou o transporte da aeronave até o centro da cidade. Como reconhecimento pela história dessa aeronave DC-3, ela acabou ganhando uma praça: a Praça Siegfried Roewer. Desde então, o avião permanece ali, despertando curiosidade e orgulho nos moradores. Ao fim de sua carreira nos céus, ele já acumulava 34.887 horas e 36 minutos de voo. Dessa forma, o monumento tornou-se um marco afetivo e histórico da cidade.

O AeroJota tomou conhecimento do avião graças ao jornalista e morador local Sr. Altemar Dias, criador do canal falaaltemar no Instagram. Membro do Conselho de Cultura do município, Altemar tem proposto ações para restaurar e valorizar o monumento. Além disso, ele defende que o local pode ser aproveitado de forma mais educativa e turística. Caso a proposta avance, o projeto poderá inspirar voluntários e lideranças da cidade.

O avião da Segunda Guerra Mundial em Canarana representa muito mais do que uma peça de museu ao ar livre. Ele simboliza a ligação entre o conflito global, a aviação comercial brasileira e o desenvolvimento regional. Portanto, ao olhar para seu passado e para seu futuro, Canarana tem chance de consolidar o monumento como marco cultural, atrativo turístico e espaço de memória coletiva. Além disso, iniciativas como essa reforçam o papel da história na construção da identidade local. Dessa maneira, o monumento poderá permanecer relevante para as futuras gerações.

Nota editorial e agradecimentos

As informações históricas sobre o DC-3 de Canarana foram gentilmente cedidas por Martin Bernsmüller, pesquisador e ex-comissário da Varig e Lufthansa. Apaixonado por aviação, ele mantém um acervo pessoal com mais de 30 mil fotografias de aeronaves comerciais. Bernsmüller conheceu o avião por meio de uma reportagem do jornal Zero Hora, sobre colonizações gaúchas no Centro-Oeste.

Este conteúdo foi extraído e adaptado do texto original escrito pelos historiadores Arlindo Schwantes e Domingos Finato, publicado em 25 de dezembro de 2010. A versão completa pode ser acessada no blog Pro Memória Canarana.

Um-Aviao-da-Segunda-Guerra-Mundial-que-ganhou-uma-Praca-em-Canarana-MT
Um-Aviao-da-Segunda-Guerra-Mundial-que-ganhou-uma-Praca-em-Canarana-MT

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.