Categories: Notícias

Voando na Madrugada / Piloto de Avião José Passarelli

Atenção redobrada na madrugada.

Voando na madrugada

Atenção redobrada na madrugada

Estudos apontam que a cada 100 horas de voo durante a madrugada, pilotos de jatos cometem, em média, 9,5 erros que ultrapassam os limites padrões de segurança.

Nos voos noturnos, a possibilidade dos pilotos adormecerem pode ocorrer, pelo simples fato de que nosso relógio biológico não prevê que estamos acordados durante à noite. Pode-se até descansar à tarde, antes de um voo de madrugada, mas certamente o sono virá em alguma hora.

O perigo maior é no voo doméstico, porque é operado por tripulação simples, ou seja, tem a bordo somente um comandante e um copiloto.

Nos voos internacionais, a chance de termos este tipo de ocorrência diminui bastante porque a tripulação é de revezamento, ou seja, são duas duplas de comandantes e de copilotos, e cada uma pode descansar praticamente metade do voo. E para descanso deles, as aeronaves intercontinentais reservam áreas especiais, normalmente afastadas da área de circulação de passageiros que poderiam, sem querer, interromper o sono.

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), da Universidade Federal de São Paulo, os pilotos de avião erram quase 50% a mais nos voos de madrugada do que nas demais horas do dia.

E, a cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, que são aqueles que ultrapassam os limites operacionais de segurança definidos como padrão internacional, como virar o manche do avião numa angulação superior à recomendada, ou mesmo realizar uma aproximação não estabilizada.

* Condensado de artigo do comte Ronald Van der Put.

Fique vivo, voe padrão comandante!       

Leia o avião, pilote o Manual!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

2 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

3 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

3 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

3 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

4 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

4 dias ago