Categories: Notícias

Voando na Madrugada / Piloto de Avião José Passarelli

Atenção redobrada na madrugada.

Voando na madrugada

Atenção redobrada na madrugada

Estudos apontam que a cada 100 horas de voo durante a madrugada, pilotos de jatos cometem, em média, 9,5 erros que ultrapassam os limites padrões de segurança.

Nos voos noturnos, a possibilidade dos pilotos adormecerem pode ocorrer, pelo simples fato de que nosso relógio biológico não prevê que estamos acordados durante à noite. Pode-se até descansar à tarde, antes de um voo de madrugada, mas certamente o sono virá em alguma hora.

O perigo maior é no voo doméstico, porque é operado por tripulação simples, ou seja, tem a bordo somente um comandante e um copiloto.

Nos voos internacionais, a chance de termos este tipo de ocorrência diminui bastante porque a tripulação é de revezamento, ou seja, são duas duplas de comandantes e de copilotos, e cada uma pode descansar praticamente metade do voo. E para descanso deles, as aeronaves intercontinentais reservam áreas especiais, normalmente afastadas da área de circulação de passageiros que poderiam, sem querer, interromper o sono.

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), da Universidade Federal de São Paulo, os pilotos de avião erram quase 50% a mais nos voos de madrugada do que nas demais horas do dia.

E, a cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, que são aqueles que ultrapassam os limites operacionais de segurança definidos como padrão internacional, como virar o manche do avião numa angulação superior à recomendada, ou mesmo realizar uma aproximação não estabilizada.

* Condensado de artigo do comte Ronald Van der Put.

Fique vivo, voe padrão comandante!       

Leia o avião, pilote o Manual!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

2 dias ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

6 dias ago