Voar baixo. Fios e Obstáculos brotam do chão. AeroJota Classificados.
Voar baixo.
Gosto demais das dicas do Branco.
Quem já conhece sabe bem do que estou falando. Quem ainda não se inscreveu no canal dele do YouTube, está perdendo tempo e deixando de ter contato com as melhores práticas.
Sou fã do Branco e do trabalho dele.
Essa imagem foi ele quem desenhou e mostra uma realidade.
Fios e obstáculos brotam da terra de forma absurda, especialmente pra quem se coloca na situação extrema de voar baixo, ou para aqueles que, por retardarem a devida tomada de decisão, se veem numa situação onde olham pra fora e concluem que, pra manter o voo visual, deveriam ter feito um 180° lá atrás.
Há alguns anos um acidente me chamou a atenção.
Um instrutor de uma escola de aviação sempre passava no mesmo vale até que, num fim de semana, alguém resolveu passar fios de eletrificação rural naquele ponto.
O instrutor não sabia e certamente não viu os fios.
Tragédia.
Voar baixo requer técnicas.
– Olha pra frente o tempo todo e faça sempre uma varredura de olhar pra 10° de cada lado.
– Tem que consultar algo no painel? Sobe.
– Tem que checar o mapa? Sobe.
– Está de avião e precisa fazer uma curva? Primeiro sobe e depois inclina.
– Viu fios? Procura a torre e vai pra cima dela.
– Está voando sobre água mansa, especialmente no final do dia ou no início do dia? O efeito do espelhamento da superfície da água pode abreviar sua promissora carreira de aviador.
Voar baixo requer um porquê.
Se é por conta de buscar uma adrenalina a mais, pode ser que a solução seja dar tempo ao tempo e amadurecer.
Seu plano seria VMC e a coisa ficou ruim?
Siga as dicas que deixei acima e saia da situação estranha o quanto antes.
O bom da aviação é voar.
O melhor da aviação é voltar inteiro pra casa, seja lá qual for o conceito que vc tenha de “casa”.
Bons voos pra gente!
Ah! Segue o Branco Aviação no YouTube. Tem coisa muito boa lá!
https://www.youtube.com/@BrancoAviacao
Lembra de mais alguma dica sobre voar baixo? Deixa aí nos comentários. Alguém pode precisar delas num dia estranho.
Valeu!
Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador Veterano da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA – 1o Esquadrão de Instrução Aérea -, das Aeronaves T-25 Universal e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia da Força Aérea.
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR https://www.facebook.com/flemmingnoar , para segui-lo nas redes sociais.