E ae? Vai pra onde?
Voar o que?
Putz, acho que vou ferir algumas suscetibilidades, mas não quero ressentir ninguém.
Vou falar de escolhas e das razões dessas escolhas.
De antemão agradeço e respeito qlqr opinião contrária.
Ponto #1. Sou aviador. Gosto de voar. Gosto da sensação do voo, de comandar o voo. De interferir nos comandos de voo e ver a coisa acontecer.
Posso abrir meu coração?
Num determinado ponto da minha carreira veio a pergunta:
– E aí? Vai pra onde?
A resposta mistura tesão com praticidade.
Tive a grata oportunidade de voar jatos. Pra vc ter ideia, o peso máximo de decolagem de um Fokker 100, maior avião que voei, era muito menor que todo o combustível que seria queimado no MD11 que estava me levando pra Europa.
Adorei acompanhar tudo o que acontecia naquela cabine num tempo em que a gente ainda podia ser convidado a visitar uma cabine.
Tenho profundo respeito e admiração pelos caras que voam máquinas que são cada vez mais automatizadas.
Só que o meu prazer está na base disso tudo.
Gosto de voar e sentir meu voo.
Sou muito grato por voar helicópteros.
O cíclico me dá, basicamente, as direções. O coletivo, basicamente, a potência.
Basicamente tudo fala alto na hora de operar um helicóptero. Vento, quantos PAX embarcam, obstáculos, meteorologia, e tantas outras variáveis.
É na mistura de cíclico e coletivo que me divirto entre pousos e decolagens.
Sempre vou admirar voos de grande envergadura, mas é nas asas rotativas que encontro o mesmo prazer de voar de quando fiz minhas cambalhotas.
Simples assim.
Bons voos!
Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico a frente.
Aviador Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR