Categories: Notícias

Voar o que ? / Aviador Ruy Flemming

E ae? Vai pra onde?

Voar o que?

Putz, acho que vou ferir algumas suscetibilidades, mas não quero ressentir ninguém.

Vou falar de escolhas e das razões dessas escolhas.

De antemão agradeço e respeito qlqr opinião contrária.

Ponto #1. Sou aviador. Gosto de voar. Gosto da sensação do voo, de comandar o voo. De interferir nos comandos de voo e ver a coisa acontecer.

Posso abrir meu coração?

Num determinado ponto da minha carreira veio a pergunta:

– E aí? Vai pra onde?

A resposta mistura tesão com praticidade.

Tive a grata oportunidade de voar jatos. Pra vc ter ideia, o peso máximo de decolagem de um Fokker 100, maior avião que voei, era muito menor que todo o combustível que seria queimado no MD11 que estava me levando pra Europa.

Adorei acompanhar tudo o que acontecia naquela cabine num tempo em que a gente ainda podia ser convidado a visitar uma cabine.

Tenho profundo respeito e admiração pelos caras que voam máquinas que são cada vez mais automatizadas.

Só que o meu prazer está na base disso tudo.

Gosto de voar e sentir meu voo.

Sou muito grato por voar helicópteros.

O cíclico me dá, basicamente, as direções. O coletivo, basicamente, a potência.

Basicamente tudo fala alto na hora de operar um helicóptero. Vento, quantos PAX embarcam, obstáculos, meteorologia, e tantas outras variáveis.

É na mistura de cíclico e coletivo que me divirto entre pousos e decolagens.

Sempre vou admirar voos de grande envergadura, mas é nas asas rotativas que encontro o mesmo prazer de voar de quando fiz minhas cambalhotas.

Simples assim.

Bons voos!

Flemming

Coletivo prá cima. Cíclico a frente.

Aviador Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

2 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

3 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

3 dias ago

Cel Av Ruy Flemming. O Controle de Helicópteros: A Solução Simples que Mudou Tudo

Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas

4 dias ago