“O engenheiro e o avião”
‘Voe com segurança’
Após o acionamento do motor de seu avião, considere o tempo que esteve com a aeronave parada ou aguardando na fila de táxi e a temperatura no momento da decolagem. Ao longo do voo, deve-se ter controles dos tempos estimados e da predominância do vento em rota. Estude as cartas aéreas, navegue sempre 7 minutos a frente do avião. Pequenos detalhes podem comprometer o planejamento, especialmente em operações que exijam o máximo alcance. Por fim, jamais tente ir além do ‘manual’ e extrapolar a ‘performance’ ou o envelope de voo de sua aeronave.
* Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Feliz Natal Com a Canção Composta Especialmente Para Essa Noite. Por Ruy Flemming
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…