“O engenheiro e o avião”
‘Voe com segurança’
Após o acionamento do motor de seu avião, considere o tempo que esteve com a aeronave parada ou aguardando na fila de táxi e a temperatura no momento da decolagem. Ao longo do voo, deve-se ter controles dos tempos estimados e da predominância do vento em rota. Estude as cartas aéreas, navegue sempre 7 minutos a frente do avião. Pequenos detalhes podem comprometer o planejamento, especialmente em operações que exijam o máximo alcance. Por fim, jamais tente ir além do ‘manual’ e extrapolar a ‘performance’ ou o envelope de voo de sua aeronave.
* Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…