“O engenheiro e o avião”
‘Voe com segurança’
Após o acionamento do motor de seu avião, considere o tempo que esteve com a aeronave parada ou aguardando na fila de táxi e a temperatura no momento da decolagem. Ao longo do voo, deve-se ter controles dos tempos estimados e da predominância do vento em rota. Estude as cartas aéreas, navegue sempre 7 minutos a frente do avião. Pequenos detalhes podem comprometer o planejamento, especialmente em operações que exijam o máximo alcance. Por fim, jamais tente ir além do ‘manual’ e extrapolar a ‘performance’ ou o envelope de voo de sua aeronave.
* Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Cia Aérea Voepass entra com pedido de recuperação judicial e atribui crise financeira à Latam,…
Após passageiro ficar preso no banheiro, FAA recomenda revisão em mais de 2.600 Boeings 737…
Avião da Boeing devolvido pela China devido à guerra tarifária chega aos EUA e atrai…
Após pane em voo, a FAB encontra o avião desaparecido em região remota da Amazônia.
FAB perde pilotos e médicos em ritmo preocupante: baixos salários e falta de perspectiva impulsionam…
Cancelamentos e redução de voos mostram crise na Rede Postal Noturna dos Correios