Voe Comigo.
Uma seleção de frases e dicas do Aviador José Passarelli.
A maioria das colisões em voo envolveu pilotos operando os computadores de bordo (FMS) ou olhando para baixo. Por isso, é importante sempre olhar para fora da aeronave. Caso você não consiga pousar na primeira terça parte da pista, dê potência e arremeta.
Em solo ou no solo?
Em aeroporto ouço muita coisa. As pessoas são muito criativas e alguns aviadores erram na fonia. O avião não está em solo, o avião está no solo.
Em uma carta escala 1.500.000, o comprimento do seu polegar, da ponta até a articulação equivale aproximadamente 10 nm.
PS: 1 milha náutica = 1.852 metros.
Aviação: uma libra de empuxo corresponde a quantos HPs?
A relação entre libras de empuxo e a medida em HP (horse power, ou cavalo-vapor), depende da velocidade com que se desloca a respectiva aeronave.
Em valores aproximados, vale a seguinte relação:
1 libra de empuxo equivale a 1 hp em velocidades de 375 milhas/hora;
1 libra de empuxo equivale a 2 hps em velocidades de 750 milhas/hora.
O avião, o engenheiro e a régua de cálculo, na aviação só existe a perfeição, tudo a ver!
Pousar com chuva e vento de través em Parati-RJ e Santos-SP com entrada de CBs – Cumulus Nimbus -, em sequência escalar é quase impossível. Todos sabem disso, mas forçam a barra. Melhores nadadores e pilotos morrem por excesso de confiança no ambiente que pensam que dominam.
Qual a distância em quilômetros entre a linha do Equador e o paralelo de 1 grau?
É bom lembrar que, como a Terra é uma esfera, a distância entre o Equador e o paralelo de 1 grau não é uma linha reta, e sim um arco de meridiano. Portanto, essa distância de 1 grau de meridiano equivale, na região equatorial, a 110.573 metros ou 110,573 quilômetros.
Se você gosta de exercitar a mente para calcular a temperatura da cabeça do cilindro de seu avião em voo, aprenda a converter rapidamente graus Celsius para Farenheit, é preciso apenas duplicar o número de graus Celsius, diminuir 10% ao resultado e adicionar 32.
Exemplo: Converter 30 °C em temperatura Farenheit:
30 X 2 = 60; 10% de 60 resulta em 6, ou seja:
60 – 6 = 54 + 32 = 86 °F.
Matemática Cruzada.
Calcula-se a componente cruzada multiplicando a velocidade do vento atuante pelo seno do ângulo que ele forma com a direção da pista. Difícil de entender?
Ex: Pista 18/36, vento de 045 (nordeste) a 20 nós.
(*) Vento cruzado (ortogonal) = 20 x 0,707 = 14 nós.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
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