O Piloto e o Avião
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Voos por instrumentos
O Piloto e o avião
Na década de 1920 o Laboratório de Voo Real no Aeroporto de Mitchel em Long Island (EUA) – criado pela Fundação Guggenheim – dedicava-se a pesquisas para aperfeiçoar os sistemas de rádio-navegação e instrumentação.
O trabalho visava permitir que pilotos fizessem voos à noite ou em mau tempo.
Em 1929 o tenente ‘Jimmy’ Doolitle, piloto de ensaios e Ph.D, em engenharia, decolou, voou e pousou, utilizando apenas os instrumentos de bordo, sem qualquer referência visual. Era o início da era do voo por instrumentos, mais conhecido na época como voo cego.
Cerca de 13 anos mais tarde Doolitle comandou o famoso bombardeio de Tóquio, como líder de uma esquadrilha de B-25 que decolou de um porta-aviões norte-americano, durante a Segunda Guerra:
Leia o avião, pilote o Manual!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos.
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Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.