Vou ali e já volto!
Esse episódio deve ter uns 15 anos.
Era pra sair da fábrica um pouco mais cedo, mas a aviação executiva tem essa característica, existe pra atender ao passageiro no momento exato da necessidade. A reunião foi além do esperado e entramos naquela previsão meteorológica desfavorável.
Já era noite e as luzes do heliponto ainda mostravam o reflexo de umas poucas gotas de chuva indicando que a meteorologia já tinha sido pior.
Saímos visual noturno e aquela craca estava desaguando em Congonhas que operava por instrumentos.
– Controle, boa noite, o PT-YVH decolou de XXXX e tem um plano Z para São Paulo.
– Ciente suba para 8.000 na proa de Sorocaba. Vcs são o décimo sétimo na sequência de pouso em Congonhas.
Olhamos pro indicador de combustível do Bell430 e concluímos que o número da sequência poderia ser incompatível com a certeza da espera + alternativa.
– Controle, precisamos pousar em Sorocaba para reabastecer.
– Ciente, comandante, pouse, reabasteça e me chame quando decolar que manteremos sua posição na sequência na aproximação para Congonhas.
Foi assim que tivemos uma inusitada versão aeronáutica do clássico:
– Vou ali e já volto. Vc pode segurar meu lugar na fila?
Não faço ideia de quem estava no controle naquela noite, mas sou muito grato!
Bons voos pra gente!
Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico á frente!
Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…