O avião se estatelou no canavial alto.
Não tinha como a gente provar, mas dadas as circunstâncias daquele acidente, pareceu que o piloto se empolgou.
O Boero se estatelou no canavial alto. O piloto disse que, após uma suposta falha do motor, a solução foi pousar forçado no meio daqueles pés de cana.
Só que ele bateu meio de lado. Entrou com a asa direita mais baixa que a esquerda. Caprichosamente, bem ao lado de uma daquelas estradinhas que entremeiam os canaviais.
Seguem algumas dicas:
1º. Não se exponha. Talvez vc não tenha a chance de fazer a mesma besteira mais de uma vez.
2º. Pelo “desenho” do acidente, deve ter olhado pra aquela estradinha e resolveu voar dentro dela. O erro foi dar aileron antes de puxar o nariz. Crash!
3º. Mesmo com as recomendações pra não fazer, se ainda assim vai voar baixo, 100% de atenção à frente. Se for consultar um instrumento, sobe antes de desviar o olhar pra dentro. Por “atenção à frente”, entenda uma varredura de olhos de até 20 graus pra cada lado. Um poste vai falar de fios. Uma antena, de estais, que são aqueles cabos que a sustentam.
4º. O melhor mesmo é sempre voar dentro das regras, mas se a empolgação convencer vc a fazer besteira, faça de forma a não tomar susto ou qlqr coisa pior. Voar pra uma seleta plateia lá embaixo costuma atrapalhar a promissora carreira de um aviador.
Não sei o que aconteceu a esse avião que pegou um fio. Pode ser que, se ele tivesse informações como essas, o prejuízo teria sido muito menor.
Abraços.
Ruy Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico á frente!
Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –
Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR