O desempenho dos aviões relacionados a aerodinâmicas das asas
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Asas retas, quase perpendicularmente à fuselagem, permitem velocidades muito menores no pouso e na decolagem do que asas enflechadas.
Já em velocidades maiores (próximas à do som*) as asas têm péssimo desempenho em termos de arrastro do ar.O compromisso encontrado pelos engenheiros de aerodinâmica para determinados modelos de jatos militares foi utilizar uma asa de ‘geometria variável’: reta nas operações à baixa velocidade, como na decolagem e no pouso; e enflechadas nos regimes elevados, inclusive supersônicos.
O enflexamento em voo pode ser de comando manual ou automático.
Vs: Velocidade do som ao nível do mar =340,29 m/s. # A beleza do voo
Coluna de JPassarelli
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Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota