Leia o Avião. Pilote o Manual. Avião não admite erro.
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A geometria variável das asas
Asas retas, quase perpendicularmente à fuselagem, permitem velocidades muito menores no pouso e na decolagem do que asas enflechadas.
Já em velocidades maiores (próximas à do som*) as asas têm péssimo desempenho em termos de arrastro do ar.
O compromisso encontrado pelos engenheiros de aerodinâmica para determinados modelos de jatos militares foi utilizar uma asa de ‘geometria variável’: reta nas operações à baixa velocidade, como na decolagem e no pouso; e enflechadas nos regimes elevados, inclusive supersônicos.
O enflexamento em voo pode ser de comando manual ou automático.
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* Vs: Velocidade do som ao nível do mar =
340,29 m/s.
# A beleza do voo
Leia o avião, pilote o Manual!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
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Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.