A geometria variável das asas
Asas retas, quase perpendicularmente à fuselagem, permitem velocidades muito menores no pouso e na decolagem do que asas enflechadas.
Já em velocidades maiores (próximas à do som*) as asas têm péssimo desempenho em termos de arrastro do ar.
O compromisso encontrado pelos engenheiros de aerodinâmica para determinados modelos de jatos militares foi utilizar uma asa de ‘geometria variável’: reta nas operações à baixa velocidade, como na decolagem e no pouso; e enflechadas nos regimes elevados, inclusive supersônicos.
O enflexamento em voo pode ser de comando manual ou automático.
* Vs: Velocidade do som ao nível do mar =
340,29 m/s.
# A beleza do voo
Leia o avião, pilote o Manual!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
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