A-4 da Marinha começa a ser montado em Balneário Piçarras e revela bastidores inéditos

Jota

28 de abril de 2026

Caça A-4 da Marinha do Brasil sendo montado em Picarras_Imagem Navegantes e Penha 1

O processo de instalação do A-4 da Marinha começa a ganhar forma em Balneário Piçarras e revela bastidores inéditos da montagem da aeronave. Imagens recentes mostram o caça parcialmente desmontado, com fuselagem e asas posicionadas sobre estruturas metálicas, indicando uma operação técnica que vai além de uma simples exposição estática.

Caca-A-4-da-Marinha-do-Brasil-sendo-montado-em-Picarras_Imagem-Navegantes-e-Penha
Caca-A-4-da-Marinha-do-Brasil-sendo-montado-em-Picarras_Imagem-Navegantes-e-Penha

A montagem do A-4 da Marinha em Balneário Piçarras evidencia que a instalação da aeronave envolve planejamento estrutural e execução cuidadosa. No local, equipes organizam peças, alinham componentes e utilizam suportes metálicos para garantir estabilidade e segurança durante o processo.

Além disso, a presença de estruturas auxiliares reforça que a aeronave não será apenas posicionada, mas sim integrada a um projeto expositivo planejado. Esse tipo de montagem exige conhecimento técnico, principalmente para preservar a integridade do conjunto ao longo do tempo.

As imagens também mostram que o A-4 está sendo preparado em etapas, o que sugere uma logística prévia envolvendo transporte, desmontagem e reorganização das partes no destino final. Esse processo costuma incluir cuidados com peso, fixação e alinhamento estrutural.

Por isso, a instalação de uma aeronave desse porte como monumento histórico envolve mais do que o aspecto visual. Existe uma preocupação com durabilidade, segurança e fidelidade à configuração original da aeronave.

O McDonnell Douglas A-4 Skyhawk, designado AF-1 na Marinha do Brasil, é um caça leve de ataque subsônico operado pelo 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1). As aeronaves foram adquiridas do Kuwait em 1997 e passaram por modernização ao longo dos anos.

Atualmente, a frota se aproxima de uma fase decisiva, enquanto a Marinha avalia o futuro de sua aviação de caça. Nesse contexto, a preservação de exemplares como esse contribui para manter viva a história da aviação naval brasileira.

A presença do A-4 da Marinha em Balneário Piçarras deve ampliar o interesse do público pela aviação militar. Além disso, a exposição cria uma conexão direta entre visitantes e a história recente da Aviação Naval brasileira.

Ao mesmo tempo, o caça passa a cumprir uma nova missão fora do ambiente operacional. Agora, ele ajuda a aproximar moradores, turistas e entusiastas de um capítulo importante da preservação aeronáutica no Brasil.

👉 Para entender como a aeronave foi destinada ao museu, veja a matéria completa já publicada no AeroJota:
https://aerojota.com.br/aviao-a4-marinha-balneario-picarras-museu/

Aviao-A-4-NA-1012-da-Marinha-seguindo-para-doacao-em-Picarras-SC_Imagem-Redes-Sociais.
Aviao-A-4-NA-1012-da-Marinha-seguindo-para-doacao-em-Picarras-SC_Imagem-Redes-Sociais.