Categories: Notícias

Algumas considerações sobre a Portaria DECEA No 258 / Piloto Ruy Flemming

Modificações interessantes.

Um colega leu o artigo sobre as multas no âmbito da ANAC, LEIA AQUI, e mandou, basicamente, a seguinte pergunta: E o DECEA?

Segue minha resposta.

Na aérea do DECEA houve mudanças bastante consistentes que vão além da “atualização da tabela de multas” que vc citou.

A PORTARIA DECEA No 258/JJAER, 10 DE DEZEMBRO DE 2018, que foi publicada no DOU, traz modificações interessantes.

Se vc olhar a data da Portaria, vai perceber que é semelhante às alterações sobre o mesmo tema que aconteceram no âmbito da ANAC. O motivo é simples, na mesma época houve uma ação conjunta de alguns de nós nessas duas direções: ANAC e DECEA.

Aqui faço um parêntesis. Vale ressaltar a dedicação e empenho do Brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento pra desatar vários nós.

Vou citar algumas mudanças.

Não sei se a informação que vc passou de que “tem que pagar um despachante no RJ pra retirar o processo” é recente e está valendo. Agora há a possibilidade de vista eletrônica do processo (Art. 30 e 96).

Antes de seguir pra JJAER, o SRPV da área vai avaliar se realmente a ocorrência em questão constitui infração. (Art. 81).

O Art. 140 fala em considerar os antecedentes do infrator, dentre outros atenuantes.

Passou a haver a possibilidade de desconto de 50% no valor das multas (Art. 141).

Ao longo da Portaria são descritos diversos prazos do processo. Acabou aquela história de o piloto receber um AI cinco anos depois da ocorrência.

Vale a pena passar os olhos nessa Portaria.

Bons voos pra gente!

Abraço,

Flemming 

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Crédito da foto de capa: Wikipédia.org
Credito da foto da Matéria: DECEA

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

2 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

3 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

3 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

4 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

4 dias ago

Fechamento Provisório do Aeroporto Santos Dumont Impacta na Aviação Comercial e Executiva na Cidade do Rio de Janeiro

Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…

4 dias ago