Categories: Notícias

Aviões comerciais de grande porte são capazes de fazer manobras radicais como loopings? (Cmte.José Passarelli)

A estrutura dos aviões de grande porte não são projetados para acrobacias aéreas?.

*De acordo com estudos de aerodinâmica, essas naves não foram projetadas para suportar as forças que essas acrobacias geram. 

Quando isso ocorre, a carga nas asas aumenta e elas podem se romper. Imagine o avião como uma régua – asas -, com um peso no meio  – fuselagem –. Como piruetas e loopings são movimentos circulares, o peso na régua aumenta por causa da força centrípeta que atrai para o centro. Na engenharia aeronáutica, isso gera um fator de carga. Aviões comerciais são feitos para suportar até 2,5 G. O avião comercial até pode efetuar um looping, mas o correto seria ter que suportar entre 3,5 G e 4,5 G.

(*Além dos Manuais). 

Coluna de JPassarelli    

Cmte. José Passarelli  

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

AeroJota

Recent Posts

Avião que transportava Rionegro & Solimões faz pouso forçado em Franca

Incidente ocorreu após estouro de pneu durante a decolagem

54 minutos ago

Estados Unidos suspendem a venda de motores de aviões para a COMAC da China

Venda de motores de aviões para a COMAC gera nova tensão entre EUA e China

12 horas ago

Avião King Air E90 fez pouso de emergência na cidade de Jundiaí-SP; ouça as comunicações

Pouso de emergência em Jundiaí ocorreu após alerta no trem de pouso; a piloto demonstrou…

1 dia ago

CEO da Azul tranquiliza público após recuperação judicial nos EUA

Declaração reforça compromisso com clientes, equipe e credores mesmo após acionamento do Chapter 11

1 dia ago