A estrutura dos aviões de grande porte não são projetados para acrobacias aéreas?.
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*De acordo com estudos de aerodinâmica, essas naves não foram projetadas para suportar as forças que essas acrobacias geram.
Quando isso ocorre, a carga nas asas aumenta e elas podem se romper. Imagine o avião como uma régua – asas -, com um peso no meio – fuselagem –. Como piruetas e loopings são movimentos circulares, o peso na régua aumenta por causa da força centrípeta que atrai para o centro. Na engenharia aeronáutica, isso gera um fator de carga. Aviões comerciais são feitos para suportar até 2,5 G. O avião comercial até pode efetuar um looping, mas o correto seria ter que suportar entre 3,5 G e 4,5 G.
(*Além dos Manuais).
Coluna de JPassarelli
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Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota