Categories: Notícias

Busca e Salvamento / Piloto Ruy Flemming

Não é fácil encontrar um avião pequeno em uma mata fechada.

Busca e Salvamento

Eu estava lendo as mensagens num grupo de WhatsApp onde alguém fazia sérias críticas à FAB por ainda não ter localizado um avião pequeno que desapareceu na Amazônia.

Antes de prosseguir, vc lembra de um teste de resolução de problemas, onde vc é um passageiro cujo avião cai no deserto, a tripulação morre, e vc tem uma série de itens que deve prioriza-los?

Entre os destroços vc acha cobertor, óculos escuros, sal, mapa da região, água, comida enlatada, canivete suíço, espelho de maquiagem, lona cor de areia e uma bússola.

Vc sabe prioriza-los, começando pelos mais importantes?

Vc já deve ter pensado em alguma coisa e provavelmente acertou.

O #1 é o espelho, pq vc vai poder sinalizar com ele para algum avião que está buscando vc.

Voltando à situação anterior, onde um avião de pequeno porte desapareceu na Amazônia.

Voei no esquadrão de Busca e Salvamento da FAB. Fiz inúmeras missões. Não é fácil encontrar um avião pequeno numa mata fechada.

Muitas vezes o avistamento acontece pq, durante a queda, o avião deixa uma parte pequena da estrutura nos galhos mais altos das árvores. O resto é literalmente “engolido” pela selva e fica impossível de ver lá de cima.

Mas e o ELT?

É útil demais! A busca será breve se existir um sinal de ELT que não se cansa de indicar a localização. Mas pra isso acontecer, a manutenção do equipamento deve estar em dia, incluindo a bateria.

O ELT é como se fosse o espelhinho desse teste de resolução de problemas e tomada de decisão.

Não vai acontecer mas, e se? O ELT é uma garantia de avistamento eletrônico.

E o SPOT? Ótimo! Mas tbm tem que estar funcionando.

Bons voos pra gente!

Flemming

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

1 dia ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

2 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

3 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

5 dias ago