Categories: Notícias

Busca e Salvamento / Piloto Ruy Flemming

Não é fácil encontrar um avião pequeno em uma mata fechada.

Busca e Salvamento

Eu estava lendo as mensagens num grupo de WhatsApp onde alguém fazia sérias críticas à FAB por ainda não ter localizado um avião pequeno que desapareceu na Amazônia.

Antes de prosseguir, vc lembra de um teste de resolução de problemas, onde vc é um passageiro cujo avião cai no deserto, a tripulação morre, e vc tem uma série de itens que deve prioriza-los?

Entre os destroços vc acha cobertor, óculos escuros, sal, mapa da região, água, comida enlatada, canivete suíço, espelho de maquiagem, lona cor de areia e uma bússola.

Vc sabe prioriza-los, começando pelos mais importantes?

Vc já deve ter pensado em alguma coisa e provavelmente acertou.

O #1 é o espelho, pq vc vai poder sinalizar com ele para algum avião que está buscando vc.

Voltando à situação anterior, onde um avião de pequeno porte desapareceu na Amazônia.

Voei no esquadrão de Busca e Salvamento da FAB. Fiz inúmeras missões. Não é fácil encontrar um avião pequeno numa mata fechada.

Muitas vezes o avistamento acontece pq, durante a queda, o avião deixa uma parte pequena da estrutura nos galhos mais altos das árvores. O resto é literalmente “engolido” pela selva e fica impossível de ver lá de cima.

Mas e o ELT?

É útil demais! A busca será breve se existir um sinal de ELT que não se cansa de indicar a localização. Mas pra isso acontecer, a manutenção do equipamento deve estar em dia, incluindo a bateria.

O ELT é como se fosse o espelhinho desse teste de resolução de problemas e tomada de decisão.

Não vai acontecer mas, e se? O ELT é uma garantia de avistamento eletrônico.

E o SPOT? Ótimo! Mas tbm tem que estar funcionando.

Bons voos pra gente!

Flemming

Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.
Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

AeroJota

Recent Posts

Aviadoras realizam mais uma edição do VIII Encontro das Mulheres na Aviação em São Paulo

Evento VIII Encontro das Mulheres acontece no dia 15 de março no Teatro Bor, em…

11 horas ago

Assista a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça, na cidade de Monte Mor-SP, pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo,…

14 horas ago

Esquadrilha Céu Revela sua Agenda de Shows Aéreos para 2025

Esquadrilha Céu Anuncia Datas das Suas Demonstrações Aéreas em 2025

15 horas ago

Cel Av Ruy Flemming: Voando com a ACRO: A magia da acrobacia aérea no Decathlon

Experiência única com a ACRO: Cambalhotas, força G e a paixão inigualável pelo voo acrobático.…

3 dias ago

Assista a 2a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo

4 dias ago

Caça KF-16 Sul-Coreano Lança Oito Bombas MK 82 Por Engano e Deixa Sete Feridos

Avião Militar Sul-Coreano KF-16 Lança Por Engano Oito Bombas MK 82 e Fere ao Menos…

4 dias ago