Divulgado como será a cabine do piloto e passageiros do carro voador eVTOL da Eve‑Embraer

Jota

10 de junho de 2025

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No começo de junho, durante um evento em São Paulo, a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, revelou a cabine interna de seu eVTOL. O evento reuniu tendências aeroespaciais, drones e robótica, criando um ambiente ideal para a estreia. Além disso, a apresentação revelou detalhes que prometem revolucionar a mobilidade aérea urbana.

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A configuração interna do protótipo conta com um único assento para o piloto, projetado para oferecer controle e visibilidade completos. Logo atrás, estão dois pares de bancos, acomodando até quatro passageiros de forma equilibrada. Essa disposição facilita a circulação e garante a segurança de todos.

Vale lembrar que a presença do piloto, ainda que apenas um, reforça a necessidade de supervisão durante esta fase inicial de operação. O projeto visa alcançar voos autônomos no futuro, mas por enquanto, o piloto continua essencial.

Um ponto que chamou atenção foi o computador de bordo. Essa tela interativa exibe dados em tempo real, como origem, destino e tempo de voo. A intenção é proporcionar uma experiência conectada e agradável aos passageiros.

Além disso, a cabine foi projetada para minimizar ruídos e vibrações. Essa característica é importante em aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), garantindo conforto durante o voo. Esses cuidados tornam o eVTOL comparável a aeronaves executivas em termos de experiência.

Embora o protótipo ainda não tenha hélices instaladas, a cabine já impressiona. Suas linhas limpas e a iluminação suave criam um visual futurista e acolhedor. Isso reforça o conceito de transporte aéreo como experiência, não apenas deslocamento.

Por outro lado, o layout lembra um helicóptero, especialmente pela posição do piloto. No entanto, o eVTOL da Eve oferece uma operação mais silenciosa e eficiente. Isso ocorre graças ao sistema elétrico de lift-and-cruise, que usa rotores verticais para decolagem e pouso, enquanto motores traseiros garantem o voo horizontal.

A Eve também compartilhou informações sobre o desenvolvimento do protótipo. Desde 2024, a empresa testa o modelo em Taubaté–SP, local onde fica a fábrica e a linha de montagem do veículo. Já em São José dos Campos–SP, está o centro de inovação e administração da Eve, complementando o processo de desenvolvimento. Além disso, o centro de testes de Gavião Peixoto–SP também contribui para as avaliações práticas.

Luiz Mauad, vice-presidente de serviços ao cliente, explicou que a troca de conhecimento com a Embraer acelera o projeto e garante qualidade.

O modelo já conta com quase 2.800 intenções de encomendas, mas a certificação da Anac, antes esperada para 2026, foi adiada para 2027. A empresa explicou que o processo regulatório é complexo e exige ajustes para garantir a máxima segurança.

Em conclusão, a apresentação da cabine do eVTOL da Eve mostrou mais que um simples protótipo. Ela trouxe um vislumbre do futuro do transporte aéreo urbano. O espaço para um piloto e quatro passageiros, aliado ao design moderno e aos recursos tecnológicos, reforça o potencial do projeto.

Embora as hélices ainda não tenham sido exibidas, o interior do protótipo demonstra maturidade e compromisso com a inovação. Agora, o setor acompanha ansioso pelos próximos passos e pela estreia do carro voador nos céus das cidades em 2027.

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