Lula-chega-a-Russia-em-um-dos-3-Avioes-da-FAB-enviados_Imagem-divulgacao
Durante as celebrações do Dia da Vitória, comemorado em 9 de maio na Rússia, o governo brasileiro surpreendeu com uma robusta comitiva transportada por três aviões da Força Aérea Brasileira – FAB -. O presidente Lula foi o convidado de honra latino-americano nas homenagens aos soldados soviéticos que derrotaram o nazismo, e não economizou na logística aérea.
Na noite de 6 de maio, três aeronaves da Força Aérea Brasileira decolaram de Brasília rumo à capital russa. A missão diplomática incluiu um Airbus A-330-200 (KC-30), matrícula FAB 2902, um Embraer E-190 matrícula FAB 2591, avião RESERVA presidencial e o Airbus A-319 CJ presidencial, matrícula FAB2101.
Embora o grande KC-30 tenha voado sem escalas até Moscou, os demais jatos — o A-319 CJ e o E-190 — precisaram realizar ao menos uma parada para reabastecimento. Ambos pousaram em Casablanca, no Marrocos, antes de seguirem ao destino final. Graças a boas relações internacionais, os aviões brasileiros puderam sobrevoar o espaço aéreo europeu e da Bielorrússia, chegando à Rússia por uma rota encurtada via Smolensk.
Com isso, o tempo médio de voo foi reduzido, embora o deslocamento total ainda tenha ultrapassado 12 horas de viagem para cada aeronave. O KC-30 percorreu aproximadamente 10.200 km de forma direta, enquanto os outros dois cumpriram rotas fracionadas.
Os custos estimados para a operação são altos — embora ainda não tenham sido divulgados oficialmente. No entanto, com base em dados anteriores e cálculos médios, é possível estimar o seguinte:
Portanto, a missão presidencial pode ter superado os R$ 3,8 milhões em custos logísticos apenas na ida à Rússia — para transportar uma comitiva cujo número de integrantes, até agora, segue sob sigilo.
Além dos três aviões da FAB que levaram Lula e sua comitiva à Rússia, uma quarta aeronave já havia partido do Brasil seis dias antes, transportando a primeira-dama Janja da Silva. Conforme relatos oficiais, o avião utilizado foi o Airbus A-330-200 (KC-30), com capacidade para até 270 passageiros.
Contudo, o número estimado de integrantes da comitiva não passaria de 25 pessoas — ou seja, menos de 10% da capacidade total da aeronave. Ainda não se sabe se o avião permaneceu estacionado na Rússia para futuros deslocamentos ou se retornou ao Brasil completamente vazio.
Independentemente da opção escolhida, o fato é que o custo dessa operação adicional recai, mais uma vez, sobre o contribuinte. Afinal, voos intercontinentais com carga mínima ou sem passageiros geram despesas expressivas com combustível, manutenção e pessoal técnico.
Nesse contexto, a ausência de resultados práticos para o Brasil, como acordos comerciais ou cooperação internacional efetiva, torna o gasto ainda mais questionável. Até o momento, o principal retorno visível tem sido o turismo internacional dos envolvidos — uma justificativa que, definitivamente, não convence parte da opinião pública.
Até o momento, o governo federal não divulgou a lista completa de passageiros embarcados nos três jatos. Além do presidente Lula, sabe-se que estavam presentes, assessores diretos, seguranças e representantes do Itamaraty. Ainda assim, a ausência de transparência tem gerado questionamentos, especialmente nas redes sociais e entre membros da oposição.
Após os compromissos oficiais em Moscou, a comitiva brasileira deve seguir para Pequim, na China. A previsão é que os três aviões da FAB voem em conjunto rumo à Ásia ainda nesta semana. O KC-30, por sua maior autonomia, seguirá novamente sem escalas, enquanto os jatos menores precisarão de ao menos duas paradas técnicas.
A etapa seguinte da viagem marca a continuidade da agenda internacional de Lula, voltada para reforçar relações com países considerados comunistas e estratégicos. Ainda não está claro se todas as aeronaves retornarão diretamente ao Brasil após a visita à China, ou se parte da estrutura será deslocada para outros destinos diplomáticos.
O aniversário de 10 anos foi o melhor Arraiá Aéreo de todos os tempos
Entenda por que transportar baterias portáteis em aviões virou preocupação global
Primeiro dia do 10º Arraiá Aéreo 2025: clima e programação confirmam sucesso do evento
Acompanhe o trajeto do navio que transporta o novo caça da FAB
Rally de Navegação Aérea 2025 celebra as raízes da aviação
ANAC suspende provas teóricas: impacto para a aviação civil